Hoje é terça-feira, 10 de setembro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioColuna do EditorDa parte do Topázio, o Pacto está firmado. Agora é com o...

Da parte do Topázio, o Pacto está firmado. Agora é com o povo! Orvino cobra Casan pela 2ª vez e outras notas

Prefeito Topázio lançou o Pacto pelo Saneamento no início da gestão e agora, em ato nesta quinta (31), começa a tirar a ideia do papel; prefeito de São José também cobra (pela segunda vez) obras da Casan e o orgulho do Cobalchini (pai) com a o filho que assume hoje a prefeitura da Capital

Da parte do prefeito, o Pacto está firmado. Agora é com o povo!

Com estudo e planejamento o prefeito Topázio Neto (PSD) deu o primeiro passo. Da parte do prefeito o Pacto pelo Saneamento está firmado, assinado e avalizado. Agora é conosco, o povo! Há poucas horas antes de deixar o cargo, em licença para viagem internacional, Topázio sanciona, às 16 horas desta quinta (31), em solenidade na Sala de Reuniões do seu Gabinete, na Rua Conselheiro Mafra, a lei do Pacto pelo Saneamento.

A nova lei vai exigir que todo morador de Florianópolis comprove a regularidade dos sistemas de esgotamento instalados nas residências, impedindo o despejo inadequado de efluentes e as consequências danosas da prática. Ela também permite que a Prefeitura subsidie eventuais adequações em imóveis de famílias de baixa renda.

“A sanção da lei do Pacto pelo Saneamento é uma conquista da cidade, porque é à ela que devemos soluções definitivas há muito tempo. Até o final de setembro, devemos trabalhar para a regulamentação da lei. Com isso, podemos iniciar um novo capítulo na história de Florianópolis e transformar de vez as condições desse que é um serviço imprescindível, especialmente no sul da ilha”, enfatiza o prefeito Topázio Neto.

Sem desculpas

A nova legislação vai orientar, entre outras coisas, ações necessárias para que a Capital tenha cobertura adequada de esgoto. Vale ressaltar o importante item que possibilita que o poder público financie as obras necessárias para ligação do esgoto na rede, em propriedades de famílias sem condições financeiras para fazê-lo. Esse detalhe é sem sombra de dúvidas o mais importante da nova lei. Ele chama para a responsabilidade, com igualdade, todos, sem desculpas, para fazer a sua parte. Tanto quem não tem dinheiro para as obras, quanto aqueles que dinheiro têm, mas não têm boa vontade. Isso porque a nova legislação vai cobrar efetivamente que todos os moradores comprovem a ligação de esgoto. Acabou a desculpa!

Pacto pelo Saneamento lançado pelo prefeito Topázio no início da gestão

Omissão da Casan com os dias contados

Mas, o Pacto pelo Saneamento proposto pelo prefeito Topázio Neto lá no início da sua gestão e que agora sai do papel é muito mais abrangente e além da prefeitura e da população, chama também para a mesa a empresa contratada para garantir o tratamento dos efluentes produzidos na Capital: a Casan. A empresa tem contrato com a prefeitura, com prazo para ampliar a coleta e tratamento de esgoto. Está longe de cumprir. Por isso o prefeito Topázio também a ameaça, por exemplo, com rompimento de contrato no caso do Sul da Ilha que, pasmem, em pleno 2023 conta com zero % de esgoto tratado através da Casan. Se a estatal não se mexer e apresentar obras e recursos garantidos para estas, o prefeito ameaça chamar licitação e contratar outra empresa. A omissão da Casan já passou de todos os limites.

Inauguração de deque

Após a sanção da lei do Pacto pelo Saneamento o prefeito Topázio Neto inaugura na tarde desta quinta-feira (31), a revitalização do deque e da praça do Bom Abrigo, mais uma das entregas da região continental no mês de agosto. A cerimônia terá início às 17h, na Rua Plácido de Castro, 227 – Bom Abrigo.

A estrutura foi reconstruída em menos de um mês, sob a condução da Secretaria de Transportes e Infraestrutura, sendo mais um equipamento público de lazer à beira-mar, num dos cenários naturais mais bonitos da cidade. A quadra de esportes e a área de lazer foram revitalizadas pela Secretaria Municipal de Limpeza e Manutenção Urbana.

Orvino pressiona Casan

Importante ressaltar outro movimento de prefeito da Grande Florianópolis no sentido de cobrar a Casan para que realize os investimentos necessários em tratamento de esgoto. Na mesma linha do prefeito Topázio, o prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila (PSD) também amplificou a cobrança contra a estatal.

Isso ficou evidente em reunião nesta semana entre o prefeito, o vice, Michel Schlemper (MDB) e o novo presidente da Casan, Edson Moritz, que admitiu a falta de recursos para concluir a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) de Potecas, o maior compromisso da Casan com a cidade.

Prefeito de São José e o presidente da Casan

Segunda cobrança

Esta é a segunda vez que o prefeito Orvino cobra a obra da Casan. Em julho 2022, o prefeito já tinha avaliado romper o contrato com a Casan. “A entidade tem um débito com o Município enorme e espero que a obra vá para frente”, completou Orvino. A empresa se comprometeu em concluir tudo em 2024 e, agora por falta de recursos, sinaliza com novo adiamento.  “Nossa população não aguenta mais o descaso que a Casan tem com São José, além da dívida histórica com a cidade. Vamos cobrar que a empresa cumpra com o combinado”. O investimento é de R$ 250 milhões.

Falta de recursos

O presidente da Casan, Edson Moritz, admitiu a falta de recursos para concluir a ETE de Potecas. “Preciso revelar para vocês que a condição financeira da Casan não é das melhores. Assumimos a gestão e vimos que temos muitos desafios pela frente. A realidade é que uma série de solicitações foram feitas e a maioria não foi cumprida e hoje não temos recursos para continuar.”

Reunião com Jorginho

O presidente da Casan informou que nesta sexta-feira (1º) estará reunido com o governador Jorginho Mello para encaminhar as demandas e mostrar a realidade das obras nos municípios de São José, Chapecó e Criciúma. “Já marcamos uma nova reunião para dia 14 de setembro, depois que as nossas reivindicações forem encaminhadas novamente ao governador. Esperamos poder assinar os convênios e os contratos para que as coisas melhorem. Mas se tiver que tomar uma posição extrema, eu já disse ao presidente da Casan, reitero e reafirmo que vou tomar”, afirmou o prefeito.

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber esse conteúdo no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

Plano de ação

A diretoria da Casan recebeu nesta quinta-feira (31/7) uma comitiva do prefeito Topázio Neto para iniciar a formulação de uma proposta para o avanço da cobertura de esgotamento sanitário da Capital.

O encontro foi o primeiro entre as partes após documento enviado pela prefeitura, estabelecendo prazos para a Casan avançar no saneamento da Capital. Segundo o diretor-presidente da Casan, Edson Moritz, a reunião foi bastante proveitosa e construtiva. “Estou inteiramente de acordo com o prefeito Topázio que devemos encontrar, juntos, os melhores caminhos para que a nossa Capital tenha uma cobertura de esgotamento sanitário próxima da universalização até 2028”, afirmou Moritz.

Ficou definida na reunião que será formado um grupo de trabalho, reunindo técnicos da Prefeitura e Casan, para elaboração de um plano de ação conjunto a fim de que até 30 setembro a Companhia apresente uma antecipação de entrega de obras.

Topázio e presidente da Casan se reuniram nesta quinta (31)

Morte de vereador

O vereador de São João Batista, município da Grande Florianópolis, Altair Zunino (PSD) faleceu nesta quarta-feira (30), aos 61 anos, no Hospital Regional de São José.

O presidente estadual do PSD, Eron Giordani, divulgou uma nota lamentando. “É com profundo pesar que expressamos nossas condolências pelo falecimento do vereador do PSD, Altair Silva, carinhosamente conhecido como Ica. Sua dedicação e compromisso em prol da comunidade de São João Batista e região deixam um legado que será lembrado por todos nós. Nossos pensamentos estão com sua família, amigos e colegas de partido durante este momento difícil”, diz a nota.

Altair Zunino

Orgulho de pai

O deputado federal, Valdir Cobalchini (MDB) após voto favorável em Brasília, nesta quarta (30), para a prorrogação da desoneração da folha de pagamento dos maiores setores empresariais do País, já está em Florianópolis, nesta quinta (31), onde prestigia a posse do filho, o vereador e presidente da Câmara, João Cobalchini, que às 19h15min assume a prefeitura da Capital, interinamente, por 11 dias. “É claro que como pai estou muito orgulhoso”, admitiu o deputado.

O experiente político explica que é um passo importante na carreira política do filho e vai ficar marcado. “Vai agregar experiência e vai ajudar a consolidar uma liderança”, pondera, salientando que o ato não deve deslumbrar o jovem. “O menino está seguindo seu caminho. Não monitoro ele, mas acompanho sempre com o interesse em ajudar e sempre que possível aconselhar”, explica Cobalchini.

Cobalchinis: pai (D) e filho (E)

Retorno ao MDB

Cobalchini, o Pai, já vê com bons olhos o retorno possível do filho ao MDB e entende que gestos como esse do prefeito Topázio ajudam a “acender a chama emedebista na Capital”. João ainda faz parte do União Brasil, mas a mudança partidária já é previsível e ocorrerá na janela em 2024. Cobalchini, o pai, entende que a mudança se dará sem ruptura e sem traumas com o partido de Gean Loureiro. “Assim como compreendi aquele momento de ida para o União, como uma questão pragmática, também vejo esse momento futuro como muito legal e fico feliz”, admite o deputado federal. Cobalchini resumiu muito bem. João saiu do MDB, mas o MDB jamais saiu dele. Não há como não ligar o sobrenome Cobalchini ao velho MDB de guerra. João volta maior ao velho ninho, bem maior.

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber esse conteúdo no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

Comunidade

O líder comunitário, Luciano Chaplin Rodrigues, estará, nesta sexta (1º) se reunindo às 19h30min, com a nova presidente da Amoservi, Charlene. Segundo ele, será um bate papo descontraído sobre os desafios, oportunidades e inovação na gestão das associações comunitárias. Luciano é do Conseg – Jurerê, Daniela, Ratones, Praia Forte e Vargem Pequena e do conselho comunitário da praia de Daniela.

MANDOU MAL

Quem mandou mal foi um morador do bairro Capoeiras que colocou uma placa irregular, pasmem, com um símbolo “proibindo pets” na praça Eugênio de Mello, localizada na rua Desembargador Gil Costa, bairro Capoeiras, recém revitalizada pela prefeitura. Uma moradora fez a denúncia ao INFORME FLORIPA, explicando que a placa de proibição está em desconforme com a lei complementar municipal 94 artigo sétimo. A placa está causando transtornos para os moradores e inclusive coagindo crianças a irem brincar na praça com seus pets, Alô prefeitura, bora derrubar essa aberração.

MANDOU BEM

Quem manda bem foi a Câmara de São José que recebeu na terça (29) representantes das empresas operadoras do transporte coletivo do município e a secretária municipal de Segurança, Defesa Civil e Trânsito, Andrea Luiza Grando, para debater alternativas para a melhoria do sistema que atende a cidade. Segundo o presidente da Casa, vereador Matson Cé (foto), a intenção da Câmara é contribuir com a construção de uma nova proposta de transporte público, mais moderna e que ajude na mobilidade urbana.

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber esse conteúdo no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

 

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa