Hoje é domingo, 26 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALDia Mundial da Hemofilia: HEMOSC promove 2º Encontro de Coagulopatias

Dia Mundial da Hemofilia: HEMOSC promove 2º Encontro de Coagulopatias

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) realizou nesta quarta-feira, 17 de abril, o 2º Encontro de Coagulopatias em comemoração ao Dia Internacional da Hemofilia

A ação teve como tema “Hemofilia em Movimento” e contou com a participação dos portadores de hemofilia, familiares e profissionais que atuam junto no tratamento dessa doença em todos os Hemocentros de Santa Catarina.

Durante o evento ocorreu também a exposição de fotos dos hemofílicos atendidos pelo Ambulatório do HEMOSC praticando esportes, além da palestra com o educador físico da Hemorrede do Estado do Rio de Janeiro (HEMORIO), Diogo Gadelha Dias, que falou sobre atividade física na hemofilia, e da psicóloga Frederica Cassis que abordou o tema “Esporte em Hemofilia e Psicoeducação”.

“Um dos nossos objetivos é contribuir para a qualidade de vida dos hemofílicos, incorporando as atividades físicas no dia a dia dos pacientes de maneira segura”, afirmou a diretora-geral do HEMOSC, Patrícia Carsten. De acordo com ela, esse encontro foi um momento importante de descontração, troca de vivências entre os hemofílicos e de saber mais sobre como ter uma melhor qualidade de vida portando essa doença.

A equipe multidisciplinar de coagulapatias do HEMOSC também realizou atividades de fisioterapia e explicou como funciona o processo de atendimento com os psicólogos na hemorrede. Para finalizar o evento, ocorreu a apresentação do vídeo do paciente hemofílico do Ambulatório, Hyago, cantando uma música em homenagem a todos os hemofílicos e participantes do encontro.

O que é Hemofilia?

As coagulopatias são doenças provocadas pela disfunção de coagulação do sangue, ou seja, quando o organismo não consegue produzir a quantidade necessária de proteínas para o sangue coagular. A hemofilia é exemplo de coagulopatia. É uma doença genética, que se caracteriza pela redução de determinados fatores de coagulação no sangue. E quando o sangue não coagula corretamente, qualquer sangramento (externo ou interno) pode ser excessivo.

De acordo com dados da Federação Mundial de Hemofilia, o Brasil registra a quarta maior população de pessoas com hemofilia do mundo, cerca de 13 mil pessoas.

Equipe Multidisciplinar

O Ambulatório do HEMOSC Florianópolis conta com uma equipe multidisciplinar formada por médicos hematologistas e ortopedista, odontologistas, assistente social, farmacêuticos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas e um laboratório de referência para a especialidade que auxilia de forma mais rápida o diagnóstico dos pacientes com coagulopatias atendidos por toda hemorrede catarinense, disponibilizando assim, um serviço integral, com equidade e de qualidade.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa