Hoje é segunda-feira, 24 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioGERALEducação lembra que prazo para rematrículas na rede municipal encerra na sexta-feira...

Educação lembra que prazo para rematrículas na rede municipal encerra na sexta-feira (20)

Processo contempla CEIs, CEMs, EJA, instituições filantrópicas parceiras e escolas profissionais

Nesta sexta-feira (20) encerra o período de rematrículas da rede municipal de ensino de São José para o ano letivo de 2024. O processo inclui Educação Infantil (Centros de Educação Infantil – CEIs e instituições filantrópicas parceiras), Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Escolas Profissionais.

De maneira geral, a rematrícula para Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA será realizada pelas unidades educativas no Sistema EducarWeb, mediante a confirmação com as famílias e entrega dos documentos atualizados, conforme a autorização de rematrícula enviada pela direção de cada unidade.

A exceção fica por conta do G5 da Educação Infantil e também para os estudantes dos 5º anos das unidades educativas do Centro Educacional Municipal (CEM) José Nitro, Escola de Ensino Fundamental (EEF) Potecas e EEF Califórnia, já que nessas situações há necessidade de mudança de unidade escolar para continuidade dos estudos.

Nestes casos, pais e responsáveis legais devem inicialmente solicitar vaga pelo Sistema EducarWeb, considerando a organização do zoneamento das unidades de ensino. Depois, para efetivação da rematrícula, os pais e responsáveis devem entregar, neste mesmo período, a documentação solicitada na unidade selecionada. As famílias também devem retornar à unidade de ensino que a criança estuda em 2023 para apresentar o comprovante de rematrícula na nova unidade. Caso contrário, a situação será considerada evasão escolar.

“Ressaltamos a necessidade de entregar todos os documentos solicitados até 20 de outubro para a conclusão do processo de rematrícula”, reforçou a coordenadora da Central de Vagas da Secretaria Municipal de Educação, Jucineide Schmitz.

A documentação necessária e demais orientações constam no Edital nº 010/2023 e no Edital nº 011/2023.

Transferência interna

Caso os pais tenham interesse em mudar a criança ou estudante de unidade na rede municipal, o período de transferência interna será:

Educação Infantil – de 23 a 26 de outubro, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, diretamente na unidade educativa desejada, mediante disponibilidade de vagas. Não haverá transferência interna entre instituições filantrópicas parceiras e CEIs, e vice-versa.

Ensino Fundamental – de 4 a 8 de dezembro, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, diretamente na unidade educativa desejada, mediante disponibilidade de vagas.

As unidades educativas não farão lista de espera com solicitações de transferências.

QR Code

Quem reside em São José e precisa emitir documento declaratório de situação vacinal, que é solicitado para a realização de matrículas e rematrículas na rede municipal de ensino, conta agora com uma ferramenta de acesso on-line para agilizar esse procedimento.

Por meio da Secretaria da Saúde foi disponibilizado um formulário on-line (via leitura de QR Code), no site da Prefeitura de São José, para declaração de situação vacinal. Cartazes afixados nas unidades educativas também orientam para o acesso a essa tecnologia.

Em caso de dúvidas ou dificuldade de acesso on-line, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, que também está emitindo a declaração.

Escolas Profissionais

No caso das sete Escolas Profissionais, as rematrículas devem ser feitas diretamente na unidade em que a pessoa está matriculada, mediante apresentação da documentação, pelo próprio aluno, se maior de 18 anos, ou pelos pais ou responsáveis no caso de adolescentes.

Os alunos que frequentam os cursos oferecidos pelas Escolas Profissionais terão a garantia da vaga em um curso ofertado. A troca de curso é considerada nova matrícula, devendo ser efetuada no período de matrícula para novos alunos. Aqueles que desejarem se matricular em um segundo curso, deverão fazer essa solicitação após o período de matrícula, conforme disponibilidade de vaga.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa