Hoje é domingo, 26 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALEnergia da ETE Ingleses em um dia é equivalente a 100 casas...

Energia da ETE Ingleses em um dia é equivalente a 100 casas populares em um mês

As grandes dimensões da ETE Ingleses não param por aí. Ao todo, foram utilizadas 327 toneladas de aço na construção, além de 3,2 mil m³ de concreto na construção

A nova Estação de Tratamento de Esgoto dos Ingleses, a ser inaugurada pela CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) neste mês, terá carga instalada de 633 kW. Isso significa que, em um dia operando em carga plena, a ETE consome o mesmo que em média 100 casas populares do Sul do país consomem por mês, segundo dados do IPEA sobre consumo de beneficiários de Tarifa Social de Energia Elétrica.

As grandes dimensões da ETE Ingleses não param por aí. Ao todo, foram utilizadas 327 toneladas de aço na construção, além de 3,2 mil m³ de concreto na construção, o equivalente a uma média de 400 caminhões betoneiras mobilizados.

Serão 42 mil moradores beneficiados diretamente pela obra com o esgoto tratado, uma população equivalente à da cidade de Laguna, município atendido pela CASAN no Sul do Estado. O esgoto virá para a Estação por 68,6 km de redes instaladas para futuras ligações, uma metragem superior à distância entre Florianópolis e Itapema, no Litoral Norte.

A ETE também vai lançar mais de 9 milhões de litros de efluente tratado com 98% de pureza ao Rio Capivari diariamente. Com isso, o tratamento vai atuar na despoluição do rio e garantir a balneabilidade das praias dos Ingleses e do Santinho, que recebem milhares de turistas todo verão.

Visita Técnica

A Estação recebeu nesta quarta-feira (18) a visita técnica do diretor-presidente Edson Moritz e do diretor de operação e expansão Pedro Joel Horstmann. Durante a visita, os diretores confirmaram o aumento na cobertura de esgoto da capital em 5%, atendendo aos bairros dos Ingleses e do Santinho, no Norte da Ilha.

Do total de esgoto tratado, 63% virá dos Ingleses e 37% do Santinho. O valor investido na obra supera os 132 milhões, obtido pela CASAN em parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa