Hoje é segunda-feira, 22 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALEm uma semana, quantidade de sedimentos retirada de canal do Rio Tavares...

Em uma semana, quantidade de sedimentos retirada de canal do Rio Tavares supera carga de 2 mil caminhões

A limpeza inédita do canal artificial de drenagem do Rio Tavares, no sul da ilha, iniciada na semana passada, avançou nos últimos dias. A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, retirou cerca de 6 mil metros cúbicos de sedimentos acumulados nas margens e leito do sistema, o equivalente a 2 mil caminhões de pequeno porte carregados. O canal é responsável pelas condições de escoamento pluvial e recebimento das variações das marés na região.

“Observando o trecho que já passou pela limpeza, fica ainda mais evidente a necessidade dessa obra para garantir mais segurança aos moradores do entorno. A água está correndo com mais facilidade, em um canal com mais capacidade. Se continuasse assoreado, seguiria acarretando em transtornos diretos para toda a comunidade, como os alagamentos conhecidos e bloqueios da SC-405″, salienta o secretário de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, Fábio Braga.

Em extensão, 1km de fluxo de água passou pela primeira etapa de desobstrução, quantidade que representa metade do total do canal. A profundidade aferida antes do início da limpeza no local variava entre 11 cm a 1m. Ao final da ação de manutenção, deve chegar a 3m. A intervenção é realizada em caráter emergencial, com a utilização de escavadeira hidráulica sobre pontão flutuante – que serve como balsa para transporte do maquinário no canal.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa