Hoje é terça-feira, 16 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALEmoção na final do Festival Escolar da Canção da Prefeitura de Florianópolis

Emoção na final do Festival Escolar da Canção da Prefeitura de Florianópolis

Em sua segunda edição, evento teve quase 700 inscrições em cinco categorias

A final do Festival Escolar da Canção da rede municipal de ensino de Florianópolis teve de tudo um pouco: empolgação, risos, abraços, choros, dança. E muita música. Em sua segunda edição, a iniciativa da Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Educação, foi realizada neste domingo (30/6) no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina.

De 70 concorrentes, o corpo de jurados apontou os três primeiros lugares das cinco categorias.

Os melhores colocados tiveram direito a troféus. Mais tarde, receberão instrumentos musicais, assim como as unidades onde estão matriculados ganharão equipamentos de som. Quem teve direito também a troféus foram as três melhores torcidas.

É a segunda edição do Festival, batizado de Neide Mariarrosa, cantora de Florianópolis que teve destaque nacional nos anos 1960. A novidade ficou por conta da criação da categoria “Profissional da Educação”, voltada para os servidores de todos os setores.

Em 2023, houve 373 inscrições. Neste ano, este número pulou para 655. “Isso prova que a comunidade escolar aprovou o projeto que valoriza estudantes e servidores em todos os níveis”, destaca o secretário de Educação. Eduardo Gutierres frisa que o Festival veio para ficar. “Uma iniciativa como essa que une cultura e arte deve certamente continuar no calendário do ano letivo da rede municipal de ensino”.

FOGÃO DE LENHA

Já há um bicampeão: Nawton Gilvane Bastos, na categoria Pimpolho (3º ao 5º ano do ensino fundamental). Ele ficou empatado em primeiro lugar com a dupla Júlia Jorge de Souza e Aleph Serralheiro Arceno (intérprete) , da Escola do Futuro Tapera . Nawton, 9 anos de idade, é estudante da EBM Antônio Paschoal Apóstolo, no Rio Vermelho. No ano passado cantou a música Era Uma vez, de Kell Smith.

Agora no 4º ano do ensino fundamental, nesta segunda edição deixou o público com os olhos marejados ao interpretar a música sertaneja “Fogão de Lenha”, de Chitãozinho e Xororó. “Lembro do meu pai que ficou triste/ E nunca mais cantou depois que eu parti/Hoje eu já sei, ó mãe querida/Nas lições da vida eu aprendi/O que eu vim procurar aqui distante/ Eu sempre tive tudo e tudo está ai”.

Nawton é sinônimo de superação. Antes do Festival ficou de “molho” por algum tempo por conta de duas intervenções cirúrgicas, que consistem em cortar e remover o freio lingual, que é uma “prega” fina de tecido fibroso (tipo membrana), presente na boca.

Do Norte da Ilha, Sofia Proença Farias, 11 anos de idade, entoou “História de uma Gata”, de Chico Buarque, na categoria Juvenil 1 . Para ela, a música lhe traz felicidade. “Parece que o meu dia fica melhor”. Estudante do 6º ano, representou a Escola Básica Municipal Professora Herondina Medeiros Zeferino, obtendo a segunda colocação ao lado de Eduarda da Cunha Leandro, da EBM Brigadeiro Eduardo Gomes, do Campeche.

Para o professor Rodrigo Cantos, um dos organizadores do Festival, trata-se de um momento inesquecível para os envolvidos. “Eles subiram ao palco acompanhados de banda e de estrutura completa de sonorização e iluminação”.
Conforme Rodrigo, isso fortalece a experiência estética e artística dos participantes. Conforme o professor, o festival igualmente proporciona um ambiente inclusivo e de diversidade em que são acolhidos diferentes estilos musicais e de cultura.

AMOR PELA MÚSICA

Rodrigo Sousa de Assis representou na final a Escola Básica Municipal Beatriz de Souza Brito. Aos 15 anos de idade, na categoria Juvenil 2-Veterano, interpretou “Gostava Tanto de Você”, de Tim Maia. No 9º ano do ensino fundamental, desde criança integra o Boi de Mamão do bairro onde fica a unidade educativa, o Pantanal.
“A convivência com essa cultura despertou em mim o interesse pela música e consequentemente pelo canto. Adoro cantar”. Diz que um dos grandes incentivadores dele e de colegas da escola é a professora de música Gigi, Gislene Natera.

A pequena Natalia Alflen Mendes está no 1º ano do ensino fundamental na EBM Adotiva Liberato Valentim, na Costeira do Pirajubaé. Com seis anos de idade relata que tinha vontade de subir ao palco para cantar para bastante gente vê-la. Cantou, e bem, a cantiga popular ‘Alecrim Dourado”, na categoria Pitchuco.

PREMIADOS POR CATEGORIA

-PIMPOLHO (3º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL)

1º lugar- houve EMPATE: Júlia Jorge de Souza e Aleph Serralheiro Arceno (intérprete) – Escola do Futuro Tapera / Nawton Gilvane Bastos – EBM Antônio Paschoal Apóstolo
2º lugar- Marina Gitti Auga Dias – EBM Antônio Paschoal Apóstolo
3º lugar- Emanuelly dos Santos Aimi – EBM Virgílio dos Reis Várzea

Categoria Pimpolho : Nawton, Júlia, Aleph, Marina e Emanuelly

-PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO (SERVIDORES)
1º lugar -Elisângela Marcos da Silva – Neim Barreira do Janga
2º lugar -Kely Cristina Xavier – EBM Antônio Paschoal Apóstolo
3º lugar – Paulo Henrique de Freitas Farias – EBM Virgílio dos Reis Várzea

PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO (SERVIDORES) Elisângela Marcos da Silva e Paulo Henrique de Freitas Farias – EBM Virgílio dos Reis Várzea

PITCHUCO (G6 (CRECHE) AO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL)
1º lugar – Bruno Pelegrini Liebgott – EBM João Alfredo Rohr
2º lugar -Bella Bordón – EBM José Amaro Cordeiro
3º lugar -Laura Palma Braganholo – Escola do Futuro Tapera

-JUVENIL 1 (6º AO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL)

1º lugar- Gustavo Amorim – EBM José Amaro Cordeiro
2º lugar- EMPATE: Sofia Proença Farias – EBM Herondina Medeiros Zeferino / Eduarda da Cunha Leandro – EBM Brigadeiro Eduardo Gomes
3º lugar- Maria Luiza Rocha – Bairro Educador

Categoria Juvenil 1: Gustavo, Eduarda, Sofia e Maria Luiza

-JUVENIL 2 E VETERANO (9º ANO OU ACIMA DE 15 ANOS, INCLUINDO A EJA)
1º lugar- Roxella Lazara Hierrezuelo – EBM Osmar Cunha
2º lugar- Clara Flores – EBM Henrique Veras
3º lugar- Renan Eduardo dos Santos Vieira – EJA

Categoria Juvenil 2 e Veterano: Clara, Roxella e Renan

MELHORES TORCIDAS
1º lugar- EBM Virgílio dos Reis Várzea
2º lugar- EJA
3º lugar- EBM José Amaro Cordeiro

Melhores Torcidas EBM Virgílio dos Reis Várzea, EJA, EBM José Amaro Cordeiro
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa