Hoje é sábado, 18 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioDESTAQUEEncontros com nove árvores amazônicas é tema de exposição inédita em Florianópolis

Encontros com nove árvores amazônicas é tema de exposição inédita em Florianópolis

Silvana Macêdo abre 9 Encontros na quinta, 2 de maio, na Fundação Cultural BADESC

Pinturas a óleo e acrílica sobre tela e linho, pinturas em nanquim sobre papel, pinturas feitas com chá da casca de nove árvores sobre papel, séries fotográficas e coleção de material botânico coletado nas caminhadas da artista Silvana Macêdo pela Floresta Amazônica, integram a exposição 9 Encontros, que será aberta em 2 de maio na Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis. A mostra inédita foi selecionada no Edital 2024. A entrada é gratuita.

As 40 obras reunidas na mostra individual fazem parte de uma série de trabalhos realizados durante a pesquisa de pós-doutorado da artista, intitulada Reflorestar a Si, desenvolvida no segundo semestre de 2023 no Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas, PPGLA/UEA, com apoio do Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais, do Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas PDBFF/INPA.

Com curadoria de Juliana Crispe, os trabalhos da exposição se desdobraram a partir de encontros com nove árvores medicinais amazônicas: Breuzinho (Protium heptaphyllum), Samaúma (Ceiba pentandra), Apuí (Ficus insipida), Castanheira (Bertholletia excelsa), Pau D’Arco (Handroanthus impetiginosus), Imburana de Cheiro (Amburana acreana), Mulateiro (Calycophyllum spruceanum), Massaranduba (Manilkara bidentata) e Carapanaúba (Aspidosperma nitidum).

“Iniciei um importante aprendizado sobre a medicina da floresta com uma miríade de pessoas que encontrei, desde a equipe de botânicos do PDBFF- INPA, quanto mateiros, curandeiras e indígenas conhecedoras de tradições originárias”, destaca a artista.

Silvana conta que o encontro com essas plantas é uma estratégia, como artista visual, de superação da mentalidade racionalista da sociedade industrial moderna patriarcal eurocêntrica capitalista que está na base da sua formação pessoal, acadêmica e artística. 

“Acho importante esse projeto circular em outras capitais brasileiras, sendo uma oportunidade de reunir pessoas interessadas neste encontro entre arte, ecologia e saberes medicinais tradicionais. Tanto que em agosto deste ano a mesma será exposta em Manaus”, completa.

A Fundação Cultural BADESC fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis e a exposição 9 Encontros poderá ser visitada de graça até 20 de junho de 2024.

O projeto tem apoio institucional do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV/UDESC), Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas (PPGLA/UEA) e Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (PDBFF/INPA) e parceria do AYA – Laboratório de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais FAED/UDESC, Armazém – Coletivo Elza e do Grupo de Pesquisa Articulações Poéticas, CEART/ UDESC.

Serviço: Abertura 9 Encontros, da artista Silvana Macêdo

Data: 2 de maio (quinta-feira) – 19h

Local: Fundação Cultural BADESC (Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro, Florianópoli/SC)

Visitação até 20 de junho de 2024

Entrada Gratuita

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa