Hoje é domingo, 21 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALEquipes de Saúde intensificam vacinação contra a poliomielite nas escolas

Equipes de Saúde intensificam vacinação contra a poliomielite nas escolas

Medida busca ampliar a cobertura vacinal e evitar retorno de casos da doença já erradicada

Visando aumentar a cobertura vacinal em São José, a Prefeitura está intensificando as ações nas escolas do Município, com imunização contra a poliomielite. A baixa adesão tem sido motivo de preocupação para as equipes da Secretaria de Saúde, que têm procurado alternativas para atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS). As vacinas estão disponíveis em todas as 26 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), bastando apresentar documento de identificação e caderneta de vacinação.

“Reforçamos a necessidade da aplicação dos imunobiológicos e adesão às campanhas incentivadas pelo Ministério da Saúde, pois elas acompanham a sazonalidade das doenças e mantém a proteção coletiva da sociedade contra determinadas enfermidades”, reforçou a diretora da Vigilância Epidemiológica de São José, Katheri Zamprogna. Ela lembra que, no momento, o Município tem três campanhas ativas: imunização contra a poliomielite, influenza e dengue.

Influenza

A Secretaria de Saúde mantém a aplicação das doses de vacina, enquanto durarem os estoques. O imunizante continua disponível para toda a população acima de 6 meses de idade. Até o momento, 53.677 pessoas se vacinaram contra o vírus, sendo que a população alvo totaliza 100.355 indivíduos. 

O reforço anual da imunização possibilita a redução de sintomas e protege contra Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. Para a vacinação, é necessário apresentar documento de identificação com foto e cartão SUS ou CPF. Crianças e adolescentes também devem ter a caderneta de vacinação.

Dengue

A Prefeitura mantém a imunização contra a dengue, direcionada ao público-alvo, de 10 a 14 anos. Quem ainda não se vacinou deve procurar a UBS mais próxima. A vacinação continua enquanto durarem os estoques. O esquema vacinal deve ser completado com duas doses, com um intervalo de três meses, até o momento, já foram aplicadas 3.815 doses contra a Dengue.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa