Hoje é quinta-feira, 13 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioDESTAQUEEspetáculo "Bossa Nova 65 Anos" apresenta clássicos do gênero que conquistou o...

Espetáculo “Bossa Nova 65 Anos” apresenta clássicos do gênero que conquistou o mundo

4ª Mostra de Violão Anabá promove a apresentação em Florianópolis, que ocorre no dia 14 de junho, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC

A 4ª Mostra de Violão Anabá traz para Florianópolis Leila Pinheiro e Roberto Menescal & Quarteto, em um espetáculo único que celebra os 65 anos da Bossa Nova, um dos gêneros musicais de maior prestígio e visibilidade no mundo, e matriz da moderna música brasileira. Com uma seleção especial de clássicos do gênero, o espetáculo promete uma noite incrível de música, emoção e nostalgia. O show ocorre no dia 14 de junho, a partir das 19h, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Além disso, os músicos catarinenses Luiz Meira e Vitor Vital promovem uma participação especial na abertura do espetáculo. Os ingressos estão à venda no site: blueticket.com.br/evento/35047.

O show “Bossa Nova 65 Anos” é uma celebração emocionante do legado e da beleza da Bossa Nova. A bossa nova foi revolucionária em muitos aspectos, mas principalmente no modo que seus compositores passaram a tocar o violão.  Com a batida “groove”, João Gilberto chegou a uma síntese perfeita do violão brasileiro, que salta da onda da seresta, do lírico e melancólico, para o  jeito leve e praieiro da Zona Sul do Rio de Janeiro. É influenciada pelo violão de Garoto e até de Noel Rosa, que foi o primeiro a utilizar o termo “bossa”. Trata-se de uma inovação rítmica, com muita síncope, mas também harmônica, com uso de acordes dissonantes: 7a maior, 6as, 9as e 5a aumentadas. Menescal é “o cara” que recebeu João Gilberto em seu apartamento e lhe emprestou um violão e saiu pela Zona Sul do Rio, apresentando o novo gênio a Nara Leão e seus amigos violeiros. Menescal e Carlos Lyra chegaram a abrir uma escola de música, para ensinar a batida do violão Bossa Nova.  

Com mais de três décadas de parceria, Leila e Menescal encantam o público com sua cumplicidade musical e talento inigualável. O repertório cuidadosamente selecionado transporta a plateia para a era dourada da Bossa Nova, com clássicos atemporais como “Samba de Verão”, “Desafinado” e “Primavera”, relembrando os momentos mágicos que marcaram a história da música brasileira.

Um show para cantar junto, se emocionar e jamais esquecer!

Além da atuação marcante de Leila Pinheiro e Roberto Menescal, o espetáculo conta com a participação de um quarteto de músicos excepcionais, composto por Itamar Assiere, no teclado e arranjos sopros, Marcio Bahia, na bateria, Zé Luiz Maia, no contrabaixo, e Alexandre Caldi, nos saxes e flauta. Juntos, eles dão vida aos arranjos de Menescal, criando uma atmosfera envolvente e sofisticada que transmite a essência da Bossa Nova. 

Em meio às melodias envolventes e harmonias suaves, o show “Bossa Nova 65 Anos” é uma homenagem emocionante à trajetória brilhante da Bossa Nova e à genialidade de seus maiores expoentes. Com Leila Pinheiro, Roberto Menescal e seu quarteto de músicos talentosos, essa jornada musical é uma celebração da cultura brasileira e uma lembrança da eterna beleza da Bossa Nova.

A 4ª Mostra de Violão Anabá, ocorre nos dias 13 e 14 de junho e conta com uma programação especial com roda de conversa com Roberto Menescal, dia 13/06, às 15h, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, momento em que o compositor de “Barquinho” vai relembrar e compartilhar suas experiências com a música ao longo da carreira.

Mostra de Violão Anabá

Realizada desde 2022, com o intuito de arrecadar fundos para a construção de um espaço multiartes na Escola Waldorf Anabá,  a Mostra de Violão Anabá reúne artistas locais e nacionais. Já trouxe à Florianópolis mestres da música nacional como os violonistas Paulo Bellinati e Marco Pereira, na primeira edição; o violonista Alessandro Penezzi, e o clarinetista Nailor Proveta, na segunda Mostra; e os compositores e violonistas Guinga e Anna Paes, na terceira edição. Dentre os artistas locais que já participaram dos três eventos anteriores estão o Coral do Ensino Médio do Anabá, Gabu Ferreira, Roda de Choro Mulheril, Felipe Coelho e  Ângelo Pillar Lazzari. 

Com um público crescente e diversificado em cada edição, a Mostra de Violão Anabá se consolida como um evento cultural de destaque na região. Ao proporcionar um ambiente de encontro e inspiração para artistas, estudantes e entusiastas da música, a Mostra não apenas promove o acesso à cultura, mas também fortalece os laços comunitários e enriquece a vida cultural da comunidade. Assim, a 4ª edição representa não apenas mais um capítulo na história do evento, mas sim uma oportunidade renovada para celebrar o talento e a diversidade da música brasileira.

Serviço

O quê: Bossa Nova 65 anos com Leila Pinheiro, Roberto Menescal & Quarteto 

Quando: 14 de junho, às 19h

Onde: Centro de Cultura e Eventos – UFSC – Carvoeira, Florianópolis – SC

Ingressosblueticket.com.br/evento/35047

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa