Hoje é sábado, 13 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALEstudantes de São José participam de ações de educomunicação com o tema...

Estudantes de São José participam de ações de educomunicação com o tema saneamento

A iniciativa integra o Projeto Socioambiental para diálogo e integração com a comunidade

Em colaboração com a Secretaria Municipal de Educação de São José, a CASAN está atuando com estudantes da região próxima às obras da nova Estação de Tratamento de Esgotos de Potecas. A iniciativa integra o Projeto Socioambiental para diálogo e integração com a comunidade.

Nesta primeira etapa as ações estão sendo desenvolvidas com 37 alunos do quarto ano do Centro Educacional Municipal Renascer. Dois encontros já foram realizados, e um terceiro ainda vai acontecer, para que os estudantes desenvolvam um vídeo sobre os temas abordados em sala de aula.

O objetivo é trabalhar com o conceito de educomunicação, empregando diferentes mídias para ampliar a reflexão e o pensamento crítico sobre a história, importância e benefícios do saneamento básico.

“No Projeto Socioambiental estudantes das escolas próximas são parte deste avanço transformador em nossa região. Para eles, acompanhar de perto o desenvolvimento e a construção dessas instalações oferece uma oportunidade única de aprendizado prático sobre sustentabilidade, gestão ambiental e engenharia civil”, avalia a assessora pedagógica de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação de São José, Ana Paula Dores Ramos.

“Nós abraçamos o projeto porque plantamos sementes, e é nas crianças que a gente entende que está o futuro. Se eles entenderem sobre a importância da água, para que serve, como deve ser preservada e o quanto isso é um bem precioso, é futuro que está nas mãos deles”, destaca a professora da turma, Angela Marthendal Luz.

No primeiro encontro, a pedagoda Renata Schlickmann, da empresa ANX Engenharia e Arqueologia, que desenvolve o Projeto Socioambiental a serviço da CASAN, compartilhou informações sobre a nova estação de Tratamento de Esgotos que está sendo construída na região.

Em um segundo momento, uma das temáticas foi o uso consciente da água. Com um experimento que ilustra sobre os processos de erosão, também aprenderam sobre a importância das matas ciliares. No terceiro encontro, encerrando as atividades de educomunicação, os alunos vão desenvolver vídeos em grupos.

As amigas Ana Cecília Costa Zuchi e Isabella Solorzano participaram e aprovaram as atividades. “Eu aprendi sobre o esgoto, sobre a água e a importância de cuidar dos rios e das árvores para nossa saúde”, descreve Ana Cecília. “Aprendi que o óleo de cozinha não pode ser jogado na pia, porque ele acaba indo para os rios e vai para o oceano. Também não pode jogar lixo nos rios, porque vai pro oceano e pode matar os animais marinhos”, conta Isabella Solorzano.

Nova ETE Potecas

A nova Estação de Tratamento de Esgotos de Potecas vai substituir a unidade construída na década de 80 com tecnologia de lagoas de estabilização.

A nova infraestrutura vai tratar o esgoto com tecnologia muito mais moderna, com controle de odor e remoção complementar de fósforo, o que vai garantir maior qualidade do efluente final.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa