Hoje é sexta-feira, 12 de abril de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALEvolução gastronômica gera mudanças no setor da alimentação

Evolução gastronômica gera mudanças no setor da alimentação

Escolas de gastronomia preparam profissionais para um mercado cada vez mais exigente.

A alimentação foi um dos segmentos que mais se transformou ao longo dos últimos anos. “Gourmetização” dos pratos, novos  canais de venda [1], modelos de negócios e cardápios diversificados. Por isso, está entre os segmentos que mais cresce no Brasil. De acordo com o IBGE, a alimentação fora de casa consome, em média, 31,1% do total de gastos das famílias brasileiras [2].

Assim, a cada ano surge uma novidade no setor de alimentação gourmet. De picolés a hambúrgueres, estabelecimentos buscam atender uma fatia importante do público, especialmente das classes A e B, que buscam alimentos diferenciados e de maior qualidade. O Sebrae aponta que os empreendimentos que inovam na oferta de alimentos se encontram entre aqueles com maior potencial de crescimento de demanda no mercado
consumidor.

O que gera uma demanda na busca de profissionais. Pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), mostra que 20% das empresas que buscam contratar serviços especializados como chef de cozinha e auxiliar de cozinha estão com dificuldade para recrutar mão de obra.

Atenta a estas tendências, a escola de alta gastronomia Chef Gourmet São José faz parte de um movimento que fez evoluir a gastronomia local. Elevando e muito o nível dos chefs disponíveis no mercado. Já que a formação acadêmica além de abrir novas possibilidades aos amantes da gastronomia, enriquece nossos restaurantes com grandes profissionais da cozinha. “Cada vez mais as empresas de alimentação procuram profissionais diferenciados como uma vantagem sobre a concorrência, pois eles serão capazes de entregar serviços mais eficientes e melhorar a qualidade desta entrega, aumentando a lucratividade, reforça Cleiton Aigner, sócio proprietário da Chef Gourmet São José.

Aqui na Capital, essa tendência é ainda mais forte, visto que a gastronomia está sendo cada vez mais utilizada como ferramenta turística para toda a região. Imprimindo personalidade aos serviços locais.

A evolução gastronômica

Toda a relação com o que se come faz parte da evolução, sendo um dos marcos da espécie humana. Desde a criação de ferramentas e fogueiras, os avanços da agricultura, até a globalização dos ingredientes culinários, é inegável que a busca por alimentos sempre moveu nossos interesses.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa