Hoje é sábado, 20 de abril de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALFloripa Alfabetizada objetiva dar oportunidades a todos para um trajetória escolar bem-sucedida

Floripa Alfabetizada objetiva dar oportunidades a todos para um trajetória escolar bem-sucedida

É um programa de alfabetização na perspectiva do letramento para crianças e estudantes da rede municipal de ensino de Florianópolis

A Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria de Educação, lançou o Floripa Alfabetizada, que foi apresentado durante o seminário sobre o tema nesta quinta-feira no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina.

Trata-se de um programa municipal de alfabetização, que surgiu a partir das demandas dos processos formativos da rede de ensino, mas também da adesão da capital catarinense ao compromisso nacional “Criança alfabetizada”, do Ministério da Educação.

O Floripa Alfabetizada é um programa de alfabetização no contexto de letramento para todas as crianças e estudantes da rede municipal de ensino de Florianópolis.

O objetivo é orientar e subsidiar as ações pedagógicas interdisciplinares entre professores, pedagogos e demais profissionais da educação com vistas à alfabetização de todas as crianças e estudantes da rede municipal de ensino de Florianópolis.

Na educação infantil, abrange crianças que estão na pré-escola, com idade de 4 e 5 anos, garantindo o acesso à função social das linguagens oral, escrita, literária e matemática por meio das interações e da brincadeira, promovendo a aprendizagem para a apropriação de novos conhecimentos.

O Floripa Alfabetizada é direcionado também para os estudantes dos 1º e 2º anos do ensino fundamental não alfabetizados e para aqueles dos 3º, 4º e 5º anos que estão em recomposição de aprendizagem.

Além disso, atenderá os estudantes não alfabetizados matriculados nos anos finais do ensino fundamental ( 6º ao 9º ano).

Conforme a secretária de Educação de Florianópolis, Fabricia Luiz Souza, o programa municipal vai além do programa nacional, cujo foco são crianças e estudantes da educação infantil (pré-escola) e dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano).

“Nos aprofundamos mais. Trabalharemos a aprendizagem de todos os nossos estudantes do ensino fundamental, sejam dos anos iniciais ou finais, com o compromisso de nossos profissionais”.

Na Pesquisa Alfabetiza Brasil, realizada em 2023, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) , os considerados alfabetizados possuem algumas características.

Entre as quais: leem palavras, frases e pequenos textos; localizam informações na superfície textual; produzem inferências básicas com base na articulação entre texto verbal e não verbal, como em tirinhas e histórias em quadrinhos; escrevem ortograficamente palavras com regularidades diretas entre fonemas e letras; e escrevem textos que circulam na vida cotidiana, ainda que com desvios ortográficos ou de segmentação.

Só assim, conforme a secretária de Educação, o município de Florianópolis, proporcionará oportunidades para crianças, adolescentes e jovens tenham uma trajetória escolar bem-sucedida.

METAS

  • Alfabetizar 100% as crianças do ensino fundamental até o final do 2º ano dos anos iniciais
  • Realizar a recomposição das aprendizagens de alfabetização de 100% das crianças do 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental
  • Realizar a recuperação das aprendizagens de alfabetização de 100% das crianças/estudantes do ensino fundamental até o final do 9º do ensino fundamental

PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS

  • Professores da educação infantil que atuam na pré -escola
  • Auxiliares de sala da educação infantil que atuam na pré- escola
  • Professores auxiliares da educação infantil que atuam na pré- escola
  • Professores pedagogos regentes dos anos iniciais
  • Professores pedagogos de apoio pedagógico do ensino fundamental
  • Supervisores escolares
  • Orientadores educacionais
  • Assessores pedagógicos das diretorias de educação fundamental e educação infantil
  • Professores auxiliares de ensino do ensino fundamental
  • Diretores escolares
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa