O Floripa Se Liga na Rede, programa de inspeção sanitária gratuita da Prefeitura de Florianópolis em parceria com a Casan, chega a mais um bairro em 2023. Nesta segunda-feira (21), o serviço iniciou as atividades no bairro Estreito, na região continental da Capital.
Com a adição do novo bairro ao roteiro de inspeções, o programa passará a atuar paralelamente em quatro localidades, sendo o Estreito, Costeira do Pirajubaé, Saco dos Limões e Córrego Grande, este último anunciado no primeiro semestre do ano.
As ações de divulgação do serviço já iniciaram na região, com avisos de motosom e a preparação de um outdoor para informar a população local. As equipes também emitirão dois comunicados e um aviso de última chamada aos moradores do bairro ao longo dos meses de trabalho na localidade. Os informes são utilizados para contatar os residentes sobre a presença do programa e o interesse em inspecionar o domicílio.
As moradias que apresentarem irregularidades no Estreito serão submetidas aos mesmos procedimentos e prazos para conserto que as demais localidades da cidade. Por determinação, são estipulados 30 dias para o conserto de irregularidades consideradas comuns, como ausência de caixa de gordura, a mais recorrente entre os domicílios inspecionados.
Para os registros de esgoto despejados na rede pluvial, são determinados 15 dias para correção, que fica sob responsabilidade do proprietário do imóvel. Após o período informado, é orientado que os responsáveis corrijam o problema e, na sequência, façam contato com os técnicos novamente para solicitar o retorno e nova avaliação. A ação de retorno é essencial para que seja feito o registro de regularidade junto aos órgãos fiscalizadores e ao sistema do Floripa Se Liga na Rede.