Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALFrente fria provoca temporais e chuva intensa nos próximos dias em SC

Frente fria provoca temporais e chuva intensa nos próximos dias em SC

Durante a tarde desta quarta, as temperaturas oscilarão entre 25°C e 33°C em grande parte de Santa Catarina

A quarta-feira, 1º de maio, começa com Santa Catarina sob a influência de um calor intenso combinado com a atuação de instabilidades vindas do Rio Grande do Sul. Essa condição favorece a ocorrência de temporais isolados, com chuva pontualmente intensa principalmente nas áreas de divisa com entre o estado catarinense com o estado gaúcho. Nas regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul catarinense, há risco moderado para alagamentos e enxurradas pontuais. Durante a tarde desta quarta, as temperaturas oscilarão entre 25°C e 33°C em grande parte de Santa Catarina.

A partir da madrugada e manhã de quinta-feira, 2, há a aproximação e o avanço de uma frente fria sobre Santa Catarina. Com isso, espera-se um aumento significativo da chuva em todas as regiões, especialmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. As instabilidades inicialmente afetam áreas como Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, a chuva deve ser intensa e volumosa nessas regiões e, ao longo do dia, as instabilidades avançam para as demais áreas do estado. A condição para temporais, com descargas elétricas, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo, estende-se por todo o território catarinense, com risco moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, destelhamentos, danos à rede elétrica e deslizamentos.

Na sexta-feira, 3, a frente fria se posiciona sobre Santa Catarina, mantendo o tempo chuvoso em todas as regiões. Mais uma vez, há possibilidade de chuvas intensas, acompanhadas por raios, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo, principalmente entre o Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis.

No sábado, 4, a frente fria continua favorecendo a ocorrência de chuva  pontualmente intensa e temporais, sobretudo entre o Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. Ao final do dia, espera-se um recuo do sistema para o Sul em direção ao Rio Grande do Sul, isso deve favorecer o retorno do tempo firme no domingo, 5, em grande parte do estado.

Recomendações para a população

  • Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas locais nas redes oficiais da SDC;
  • Não trafegue em áreas sujeitas a alagamentos;
  • Não transite em pontes ou pontilhões submersos;
  • Cuidado redobrado com crianças próximas a rios ou ribeirões;
  • Reforce a segurança em telhados e estruturas que possam ser afetadas por ventos fortes;
  • Evite atividades ao ar livre durante temporais e busque local abrigado;
  • Fique atento a inclinação de postes e árvores;
  • Fique atento aos movimentos de terra ou rochas próximas a sua residência;
  • Fique atento a rachaduras em muros e paredes.

Vale destacar que os modelos apresentam uma grande incerteza no decorrer deste período. Desta forma, os volumes de chuva previstos podem sofrer alterações a depender do posicionamento da frente fria estacionária. Portanto, a Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reitera a necessidade da população  acompanhar diariamente as atualizações das Notas, Avisos e Alertas. 

Avisos e Alertas da SDC

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.

Para receber os avisos e alertas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade ou da localidade que deseja monitorar (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199. 

Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento. Além disso, acompanhe diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às atualizações nos modelos meteorológicos no site www.defesacivil.sc.gov.br 

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa