Hoje é segunda-feira, 22 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioColuna do EditorFúlvio Rosar Neto é nomeado superintendente do Ministério da Agricultura em SC;...

Fúlvio Rosar Neto é nomeado superintendente do Ministério da Agricultura em SC; greve na Capital e outras notas

O MDB de Santa Catarina nomeou o presidente do partido na Capital, Fúlvio Rosar Neto, como superintendente do Ministério da Agricultura em SC; servidores entram em greve em Florianópolis e outras notas

Fúlvio Rosar Neto é nomeado superintendente do Ministério da Agricultura em SC

O MDB de Santa Catarina que tem em Brasília três deputados federais e uma senadora alcançou sua primeira nomeação para integrar o Governo Federal. Trata-se do advogado Fúlvio Rosar Neto que será, a partir de agora, o novo superintendente do Ministério da Agricultura em Santa Catarina. A portaria foi publicada nesta terça-feira (30) no Diário Oficial da União.

Neto tem atividades em Florianópolis, onde é o presidente do partido, a partir da decisão do comando estadual, há algumas semanas. Ele é perfilado politicamente ao deputado federal, Valdir Cobalchini (MDB), com quem mantém uma amizade e parceria política há anos.

O novo superintendente quer estimular o potencial já existente do Estado. “Nosso papel é de fomentar ainda mais o setor, fomentar a gestão de políticas públicas de estímulo à agropecuária e ao Agronegócio. O Agronegócio é umas das locomotivas de SC, respondendo por 64,4% das exportações, com faturamento de 7,5 bilhões de dólares”, comenta.

O dirigente tem uma vasta experiência política em funções públicas. Já presidiu o Departamento de Transporte e Terminais (Deter), o Conselho de Transportes e Passageiros do Estado (CTP) e foi membro da Comissão de Instrução de Processos Ético-Disciplinares da OAB/SC.

Neto é mestre em Gestão Internacional de Negócios, com foco em Gestão Pública, pela Universidade Lusófona de Tecnologias e Humanidades, de Lisboa, fez MBA Executivo Internacional em Gestão de Negócios na mesma universidade portuguesa, é pós-graduado pela Escola da Magistratura de Santa Catarina (ESMESC), além de ser pós-graduado pelo CESUSC em Direito Material e Processual Civil na Universidade do Vale do Itajaí.

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber esse conteúdo no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

Servidores da Capital em greve

Os servidores públicos municipais de Florianópolis decretaram mais uma greve. A decisão foi tomada em assembleia realizada na Praça Tancredo Neves, nesta tarde de terça-feira (30). Após a decisão, os servidores saíram em caminhada pelas ruas centrais, até a sede da prefeitura para protestar.

A mesa de negociação está aberta, mas o Sintrasem comunica que resiste à proposta da prefeitura, mesmo com aumento acima da inflação (leia mais abaixo). Há pontos na proposta da prefeitura que não estão sendo aceitos pelo Sintrasem. “A resposta do prefeito Topázio à nossa pauta de data-base, junto com seu projeto de terceirização através de Organizações Sociais (O.S.), é um ataque ao serviço público e aos nossos direitos”, diz comunicado do Sintrasem nas redes sociais.

160 dias de greve nos últimos 6 anos

A Prefeitura de Florianópolis lamenta mais uma vez a intransigência do Sindicato dos Servidores Municipais de Florianópolis (Sintrasem) que decretou greve no serviço público nesta terça-feira, 30 de maio. Nos últimos 6 anos, foram 6 paralisações, o que resultou em 160 dias, ao todo, de greve em Florianópolis. Em todas as vezes, os movimentos foram considerados ilegais pela justiça.

As negociações entre executivo e sindicato estavam abertas e com proposta de aumento real por parte da Prefeitura: 6% no salário e mais 6% no vale-alimentação. Além disso, o município ofereceu mais uma gratificação aos auxiliares de sala, grande massa de trabalhadores da educação, o que resultaria em um aumento total de 17% no salário. A Prefeitura ressalta que vai entrar novamente na justiça pedindo a manutenção de todos os serviços municipais.

Alerta na Saúde e educação

A Prefeitura declarou profunda preocupação com a situação dos serviços na área da saúde, já que os hospitais estaduais estão superlotados na cidade. Em caso de não atendimento na atenção primária, os Centros de Saúde e UPAs, a tendência é maior pressão nas emergências estaduais. A Secretaria de Saúde lembra que a UPA Continente não sofrerá interrupções por ser gerida via Organização Social.

“O sindicato se diz contra o modelo de organização social nas UPAs, mas prova cada vez mais a importância desse modelo de administração. É o que vamos fazer durante a greve: contratar profissionais de fora para não deixar a população sem atendimento”, disse o prefeito Topázio Neto.

Na educação, o executivo já iniciou trâmites para antecipar férias escolares em unidades que decidirem por paralisar os serviços.

Licença descartada

Prefeito Topázio Neto (PSD) estava programando tirar uma licença do cargo no início de junho, para descansar. Com a decisão pela greve a licença não vai acontecer. Já estava sendo traçada uma agenda há alguns dias para o presidente da Câmara, João Cobalchini (UB) assumir a prefeitura, já que o prefeito não tem vice. Terá que esperar um tempo mais, até o fim da mobilização do funcionalismo.

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber esse conteúdo no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

Novo juiz no TRE-SC

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) deu posse nesta terça-feira (30), ao advogado Ítalo Mosimann no cargo de Juiz Efetivo, na categoria Jurista. A cerimônia aconteceu na sessão plenária do Tribunal, na sua sede em Florianópolis.

O advogado de Florianópolis foi eleito para o cargo e nomeado pela Presidência da República para mandato de dois anos, e já ocupou anteriormente o cargo de Juiz Substituto do TRE-SC, no biênio 2017-2019. Durante esse período, exerceu a atribuição de juiz auxiliar da propaganda nas Eleições Gerais de 2018.

Com vasta experiência em Direito Público, área na qual atua há mais de 15 anos e uma das que coordena no escritório Mosimann-Horn, na Capital, Ítalo tem atuação em temas complexos que se relacionam, principalmente, com agentes públicos e políticos, contratos públicos, meio ambiente, saneamento, saúde, infraestrutura, transporte e logística, energia e Terceiro Setor, atuando tanto no âmbito consultivo quanto no contencioso.

Advogado Ítalo Mosimann

Deputado celebra arrancadão

Na segunda-feira, (29), a prefeitura de Florianópolis confirmou o “Arrancadão 2023”. O evento será realizado entre prefeitura e parceiros como a Federação Catarinense de Automobilismo após um pedido do Deputado Estadual Sérgio Guimarães (União). Tudo começou quando o parlamentar denunciou em janeiro deste ano nas redes sociais, a prática de arrancadão na marginal da BR 101, em São José, na Grande Florianópolis. Depois disso, Guimarães recebeu mensagens de participantes das manobras afirmando que o fato era por conta da falta de um espaço adequado para a prática. Diante do pedido, o deputado fez um contato com o prefeito Florianópolis Topázio Neto solicitando apoio para o retorno da atividade.

Ainda no mês de janeiro de 2023, Guimarães esteve com prefeito na Passarela do Samba Nego Quirido. Na ocasião, o chefe do Poder Executivo confirmou que o evento retornaria após o carnaval e que atenderia ao pedido de Guimarães. Em abril deste ano, ambos estiveram novamente no local reafirmando o evento. E nesta segunda-feira, em evento público na Passarela, deram a largada para o atrativo de inverno. O primeiro arrancadão após quase três anos sem o evento está agendado para o dia 08 de julho. Para Guimarães, a sensibilidade do prefeito reforça o turismo fora da alta temporada de verão. “A passarela é o local correto seguro para os participantes se divertirem com médicos, ambulâncias e já temos participantes de diversas regiões do Sul do Brasil.

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber esse conteúdo no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

 

 

 

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa