Hoje é domingo, 23 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioGERALGaleria de Arte da Mariquinha abre vagas para visitação

Galeria de Arte da Mariquinha abre vagas para visitação

Rolê da Mariquinha, projeto do Cidades Invisíveis com apoio do Street Art Tour, apresenta história da comunidade e mais de 100 obras de arte de artistas do mundo inteiro.

O projeto da maior galeria de arte a céu aberto de Santa Catarina e um dos maiores do Brasil, a Galeria de Arte – Morro da Mariquinha, está com vagas abertas para mais um “Rolê da Mariquinha” e para oficinas. O passeio, que ocorre no dia 5 de fevereiro, dura pouco mais de duas horas e é guiado pelo líder comunitário Alex Corrêa, que leva os visitantes a conhecerem as obras feitas por artistas brasileiros e estrangeiros, estampadas em casas, muros e paredões do bairro. Durante o Rolê, os visitantes percorrem cerca de dois quilômetros tendo acesso às pinturas feitas por mais de 100 artistas profissionais
e iniciantes, ao longo de dois anos. Já as oficinas, que ocorrem nos dias 4 e 5 de fevereiro, têm como tema Discotecagem, Arte da Sustentabilidade, e Danças Urbanas.

Com vista privilegiada do centro da Capital e parte da Baía Norte, em Florianópolis, o Morro da Mariquinha carrega consigo a história da cidade em seus mais de 200 anos de existência. A iniciativa de transformar o bairro em uma grande galeria de arte surgiu em 2020, pelo Cidades Invisíveis, que buscou desenvolver  uma ação que chamasse a atenção do poder público e da sociedade em geral para aquela realidade de exclusão, revelando as desigualdades, mas também as muitas qualidades daquela comunidade.
Projeto Galeria de Arte – Morro da Mariquinha

A quarta e última etapa do projeto, que ocorre nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro, é promovido pelo Cidades Invisíveis em conjunto com o Street Art Tour, movimento de valorização, produção e difusão de arte urbana em Florianópolis. Nesta etapa 20 novos artistas irão
completar mais de 80 novas artes, dentro da comunidade, contribuindo para reforçar a Mariquinha como a maior galeria de arte a céu aberto de Santa Catarina, além de colocá-la entre as quatro principais do Brasil. O objetivo é dar visibilidade e tornar o local uma referência turística de Florianópolis, promovendo assim a movimentação da economia local e gerando oportunidades de negócios para os moradores.

Conforme Samuel dos Santos, idealizador do Cidades Invisíveis, esse é um projeto de valorização e democratização do acesso à arte. ”A arte e a expressão dela, por meio das cores que os artistas imprimiram nos muros e casas, levam, aos moradores, um sentimento de dignidade e pertencimento do local onde nasceram e vivem. Faz com que se sintam pertencentes e tenham orgulho das riquezas, histórias e tradições de onde moram”.

Daniel Esteves, coordenador geral do projeto afirma que a iniciativa de impacto sociocultural visa revitalizar espaços públicos dentro da comunidade, além de integrar a sociedade com oficinas e visitas guiadas por uma das comunidades mais antigas de Florianópolis”, relata . Os convidados para finalizar as ações são os artistas: Cazão, Vejam,
Mel Ramoz, Fábio Flop, Mofas, Dm Tinta, Reis, Sopro, Brisa da Noite, Juli Tang, Critico, Olharte, Davi Escobar, Agape, Mandinn, Mam, Jaque Vieira, Tudix, Flô, Gael, Bruno Barbi e Kone.

Para participar é necessário entrar em contato, até dia 3 fevereiro, pelo WhatsApp  (48) 98830-1006 . As vagas são limitadas para 20 pessoas, e o ponto de encontro para o passeio é em frente à padaria Santíssima Gula, na Avenida Mauro Ramos, 40. Os idealizadores pedem que os participantes levem dinheiro em espécie para apoiar o comércio local.

Essa é a 2ª edição do projeto Galeria de Arte – Morro da Mariquinha, ao longo de 2022 ocorreram outras três etapas. Ao todo foram realizadas mais de 80 novas artes, aumentando o número de obras e artistas da Galeria, com ações paralelas de impacto e inclusão social. Ainda em 2023, será apresentado aos moradores, um documentário sobre as ações realizadas. O projeto foi aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis na Fundação Municipal de Cultura Franklin Cascaes, permitindo a captação de recursos com empresas privadas de Florianópolis.

Serviço:

O quê: Rolê da Mariquinha – Galeria de Arte

Quando: 5 de fevereiro, às 16h

Onde: Ponto de encontro em frente à padaria Santíssima Gula – Av. Mauro Ramos, 40 – Centro, Florianópolis – SC, 88020-301

Quanto: Gratuito

Inscrições pelo WhatsApp: (48) 98830-1006

Mais informações: Instagram @cidadesinvisiveisoficial

Oficinas:

Tema: Oficina de discotecagem

Oficineiro: DJ Glazer

Data: 4 de fevereiro, às 16h30

Vagas limitadas: 20 pessoas

Tema: Arte da sustentabilidade: oficina de reutilização e customização de latas de spray

Oficineiro: MANDINN

Data: 4 de fevereiro, às 14h30

Vagas limitadas: 20 pessoas

Tema: Oficina de Danças Urbanas

Oficineiro: Laysa e Yuri

Data: 5 de fevereiro, às 14h30

Vagas limitadas: 20 pessoas

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa