Até o dia 20 de agosto, estarão abertas as inscrições para a primeira edição do Festival da Canção Escolar Poeta Zininho. A promoção é da Prefeitura de Florianópolis por intermédio da Secretaria de Educação (SME).
A iniciativa é voltada para os estudantes matriculados na rede municipal de ensino que frequentam os núcleos de educação infantil, escolas básicas, sedes do Programa Bairro Educador e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA), além das 36 instituições conveniadas com a SME.
Para se inscreverem, os interessados devem procurar os profissionais da instituição para preencher o formulário que está no instagram @festivaldacancaopmf.
O objetivo é oportunizar aos participantes um momento de expressão e de arte, de compartilhamento, de mostrar talentos individuais e coletivos.
Neste mês de agosto, a SME sugere às unidades educativas que seja realizada uma mostra interna para exibir o talento de cada inscrito, como uma forma de prepará-los para as etapas regionais.
Pimpolho, juvenil e veterano
Divididos em três categorias, que poderão ter até 20 integrantes cada, os participantes irão se apresentar nas etapas regionais de acordo com a localização da unidade onde estão matriculados. As categorias são: “pimpolho” – para aqueles entre 5 e 9 anos, “juvenil” – entre 10 e 14 anos, e “veterano” – para quem tem 15 anos ou mais.
Para as regiões Central e Continental, a competição irá ocorrer no dia 3 de setembro (domingo), no Teatro Menino Jesus, localizado no Centro. Para o Sul e Leste, o local escolhido é a Associação dos Servidores da Saúde de SC (AFESSC), localizada no Campeche, e o encontro será no dia 24 de setembro (domingo). A região Norte encerra as eliminatórias no dia 1° de outubro (domingo), no Teatro Dionísio, localizado nos Ingleses.
Durante esse período, os candidatos selecionados para a última fase serão escolhidos por uma comissão julgadora – diferente a cada etapa, que poderá ser composta por três a sete membros indicados pela SME.
Grande final
O Festival será encerrado ainda em outubro, no dia 29, e será sediado no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina. Na ocasião, serão escolhidos os três primeiros colocados de cada categoria, que receberão um troféu e equipamentos musicais como prêmios, mas todos os participantes serão contemplados com medalhas.
Os destaques vão ser determinados com base na pontuação que a comissão julgadora irá atribuir, levando em consideração os seguintes critérios: afinação e técnica vocal, presença, postura e carisma, assim como a interpretação e criatividade.
O poeta maior
O Festival da Canção leva o nome de Cláudio Alvim Barbosa, o Zininho, nascido no dia 8 de maio de 1929 em Florianópolis. Ele faleceu aos 69 anos de idade no dia 5 de setembro de 1998. Em 1965, participou do concurso realizado pela Prefeitura intitulado “Uma Canção para Florianópolis”. Venceu com “Rancho do Amor à Ilha”. Em 8 de julho de 1968, a música tornou-se o hino oficial da capital catarinense.
O poeta maior foi cantor, compositor, produtor de jingle, ator e sonoplasta de radioteatro. São de sua autoria também canções como “Rancho do Amor À Vida”, “Princesinha da Ilha”, “A Rosa e o Jasmim”, “Largo 13 de Maio”, “Miramar”, “Magia do Morro”, “Homenagem à Princesa”, “Preconceito Racial” e “Deixa a Porta Aberta”.
Logo após o seu falecimento, em 1999 a Escola de Samba Os Protegidos da Princesa foi para o sambódromo com o enredo “Jamais Algum Poeta Teve Tanto Pra Cantar”, uma homenagem a Zininho.