Hoje é terça-feira, 25 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALIntegrantes do Cras Cultural de Areias visitam Cine Clube no CIC

Integrantes do Cras Cultural de Areias visitam Cine Clube no CIC

Foram apresentados quatro filmes de curta-metragem destacando o folclore regional

A Prefeitura de São José, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Areias, promoveu nesta quinta-feira (26), o 8º encontro do Projeto Cras Cultural. A iniciativa, que visa promover a inclusão social e cultural de comunidades, proporcionou uma experiência única aos usuários do serviço, ao visitar o Cine Clube no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Esta edição foi uma parceria com o projeto da Mostra de Cinema Infantil, e levou os usuários a uma jornada cinematográfica que mergulhou profundamente na cultura local.

A coordenadora do Cras Areias, Sandra Gomes, destacou a importância da atividade. “Essa experiência proporcionou aos usuários, a oportunidade de mergulhar nas histórias de Florianópolis através de quatro filmes de curta-metragem cuidadosamente selecionados. Esses filmes exploraram o rico folclore e o modo de vida da nossa região, oferecendo uma visão única do nosso passado e presente”.

Ela complementa. “Os curta‐metragem apresentados foram uma mistura de narrativas que celebram a cultura local, destacando aspectos históricos, lendas, tradições e o dia a dia da comunidade. Os participantes da atividade ficaram encantados com as histórias que ecoaram a cultura de Florianópolis”.

O Projeto CRAS Cultural busca não apenas proporcionar momentos de lazer e aprendizado aos seus usuários, mas também fomentar a inclusão e o senso de pertencimento à comunidade. O acesso ao CIC foi uma forma de atingir esses objetivos, integrando a cultura e a educação de maneira cativante. Esta atividade, em parceria com o Cineclube Escolar demonstra o compromisso das instituições em enriquecer as vidas dos cidadãos, proporcionando-lhes experiências que possam ressoar por muito tempo após o fim das sessões de cinema.

O evento contou com a participação de aproximadamente 30 pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos da comunidade. O Cras de Areias providenciou transporte e acompanhamento.

Iniciativa

Previsto no calendário da Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Assistência Social, o programa ocorre sempre na última semana de cada mês. A iniciativa leva lazer e cultura às famílias dos bairros Nossa Senhora do Rosário, Bela Vista, Real Parque, Areias, Barreiros, Potecas e Jardim Cidade Florianópolis, que integram o território do Cras de Areias.

O Cras Cultural promove o acesso às atividades relacionadas a estes segmentos, sempre de forma gratuita, para que os usuários e suas famílias possam usufruir de espaços públicos, que geralmente não são conhecidos, como forma de fortalecimento de vínculos familiares, sociais e comunitários. As ações coletivas também têm o intuito de proporcionar vivências com o objetivo de romper o isolamento cultural, social e político a que muitas famílias estão submetidas.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa