Hoje é sábado, 18 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioDESTAQUELeila Pinheiro e Roberto Menescal cantam "Bossa Nova 65 anos" em Florianópolis 

Leila Pinheiro e Roberto Menescal cantam “Bossa Nova 65 anos” em Florianópolis 

Espetáculo, que conta com a participação de Luiz Meira e Vitor Vital, já está com ingressos à venda e ocorre no dia 14 de junho

Florianópolis recebe a dupla de artistas consagrados Leila Pinheiro e Roberto Menescal, com o show Bossa Nova 65 anos. O espetáculo faz parte da 4ª Mostra de Violão Anabá, evento que traz grandes nomes da música brasileira para Florianópolis desde 2022, realizado pela Escola Waldorf Anabá com curadoria do Acervo do Violão Brasileiro. O grande show “Bossa Nova 65 anos” com Leila Pinheiro e Roberto Menescal & Quarteto ocorre no dia 14 de junho, a partir das 19h, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Os ingressos já estão à venda no site: blueticket.com.br/evento/35047.

A 4ª Mostra de Violão Anabá, ocorre nos dias 13 e 14 de junho e conta com uma programação especial: no dia 13, o Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, será palco de uma roda de conversa com Roberto Menescal que vai contar suas experiências com a música ao longo da carreira, e no dia 14, a dupla se apresenta com a participação dos músicos catarinenses Luiz Meira e Vitor Vital, abrindo o grande show. 

A parceria de Roberto Menescal, músico, produtor e compositor, com Leila Pinheiro, cantora, compositora e pianista, vai além da conhecida cumplicidade do piano, voz e violão. Amigos há mais de três décadas e depois de muitas viagens, shows e encontros, se reúnem, mais uma vez, agora para celebrar os 65 anos da Bossa Nova com um quarteto de grandes músicos: Itamar Assiere (teclado e arranjos sopros), Marcio Bahia (bateria), Zé Luiz Maia (contrabaixo) e Alexandre Caldi (saxes/flauta). 

Revisitando os belos arranjos de Menescal, o repertório conta com clássicos da Bossa Nova como Samba de Verão (Marcos Valle / Paulo Sérgio Valle), Desafinado (Tom Jobim/Newton Mendonça), Primavera (Carlos Lyra/Vinícius de Moraes) e tantos outros sucessos do estilo. No espetáculo, Roberto Menescal canta sozinho, um dos seus maiores sucessos – O Barquinho, um dos pontos altos do show. 

“Esse show é certamente um revival moderno e atual. Leila é tudo que há de bom, é muita sintonia e emoção juntas”, pontua Menescal.

“Posso cantar tudo que me emociona, de qualquer gênero musical, mas a base é uma só: a bossa nova – que ouvi sem parar desde criança e que me leva a escolher, sempre que posso, as canções mais sofisticadas em harmonia e melodia – síntese das bossas mais lindas. Este show é um presente para nós e certamente para o nosso público”, completa Leila.

Bossa Nova 65 anos com Leila Pinheiro, Roberto Menescal e quarteto já foi apresentado no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Manaus. A celebração da bossa continuará ao longo de 2024.

4ª Mostra de Violão Anabá

Realizada desde 2022, a Mostra de Violão Anabá reúne artistas locais e nacionais. Já trouxe à Florianópolis mestres da música nacional como os violonistas Paulo Bellinati e Marco Pereira, na primeira edição; o violonista Alessandro Penezzi, e o clarinetista Nailor Proveta na segunda Mostra; e os compositores e violonistas Guinga e Anna Paes na terceira edição. Dentre os artistas locais que já participaram dos três anos anteriores estão o Coral do Ensino Médio do Anabá, Gabu Ferreira, Roda de Choro Mulheril, Felipe Coelho e Ângelo Pillar Lazzari. 

Leila Pinheiro

Ao longo de 43 anos de trajetória musical, Leila Pinheiro gravou 23 CDs e três DVDs, onde sua interpretação muito particular do cancioneiro brasileiro clássico lhe rendeu prestigiosos prêmios ao longo da carreira. Entre os colaboradores de renome que enriqueceram suas produções estão o saudoso maestro Tom Jobim, Chico Buarque, o guitarrista e mineiro Toninho Horta, o aclamado guitarrista americano Pat Metheny, além dos pianistas e compositores gigantes Francis Hime, Ivan Lins e o já saudoso mestre João Donato.

Roberto Menescal

Instrumentista, compositor, cantor e produtor, Roberto Menescal é um dos pioneiros da Bossa Nova nos anos 60. Reconhecido por sua importância e contribuição para a música, carrega consigo o Prêmio à Excelência Musical entregue pela Academia do Grammy Latino. Como compositor, destacou-se ao lado de nomes como Carlos Lyra, Tom Jobim e Ronaldo Bôscoli. Entre os seus maiores sucessos estão as canções O Barquinho, Você, Nós e o Mar, Bye Bye Brasil (parceria com Chico Buarque) e Telefone. 

Luiz Meira

Cantor, guitarrista, violonista e produtor musical, iniciou sua carreira aos 15 anos, no Circuito Universitário de Santa Catarina. Morou na Europa, onde liderou o Trio Massa Brasileira, e na volta para o Brasil, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde viveu por 14 anos. Desde então, acompanhou artistas como Sá & Guarabyra, Beto Guedes, Fátima Guedes, Sandra de Sá, Luiz Melodia, Jussara Silveira, Elza Soares e Leny Andrade, entre outros. Em 1997 inicia o trabalho com Gal Costa, com quem trabalhou por 21 anos na banda e em shows de voz e violão. Entre os instrumentistas com quem trabalhou, estão Paulo Moura, Márcio Montarroyos, Artur Maia, Cláudio Infante, Sizão Machado, Marcos Suzano e Armandinho. Em 2001 se lançou em carreira solo com o primeiro álbum “Intuição”, e em 2004 voltou a viver em Florianópolis, onde estabeleceu também uma atuação regional, ajudando a fomentar a cena musicaI, idealizando e participando da organização do Festival da Música e Integração Catarinense (FEMIC). Em 2009, lançou o álbum “Te chamo Felicidade” produzido pelo próprio músico e por Marcos Brit, trabalho que teve a participação de Zeca Baleiro. Em 2012 lançou um DVD gravado ao vivo em Florianópolis, e em 2019, lançou o álbum “Borogodó”. embasado no samba, na bossa nova e na música instrumental brasileira.

Vitor Vital

Artista, pesquisador, professor de música e eterno aprendiz, nascido na Ilha do Desterro e graduado em antropologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É ex-aluno da escola Waldf Anabá e atualmente desenvolve pesquisa de mestrado na área de criação musical sobre identidade cultural catarinense na criação de canções pela Universidade de São Paulo (USP). Atuando como compositor e performer, foi vencedor do Festival da Canção de Protesto da Produtora Opinião de Porto Alegre (2020), Finalista de dois Prêmios Nascente da USP (2022 e 2023) e vencedor do Prêmio de Melhor Trilha Sonora do Festival ACESC de Teatro Paulista (2023). Multi-instrumentista e apaixonado desde pequeno pelo poder comunicativo da palavra, apresentará nesta noite uma pequena parte de seu repertório de canções autorais, que celebram homoafetividade, novas masculinidades, identidade cultural e liberdade.

Serviço

O quê: Bossa Nova 65 anos com Leila Pinheiro, Roberto Menescal & Quarteto 

Quando: 14 de junho, às 19h

Onde: Centro de Cultura e Eventos – UFSC – Carvoeira, Florianópolis – SC

Ingressosblueticket.com.br/evento/35047

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa