Hoje é sexta-feira, 19 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioDESTAQUELetícia Cardoso lança catálogo "Língua Louca" em Florianópolis

Letícia Cardoso lança catálogo “Língua Louca” em Florianópolis

Além da entrega gratuita do material, artista abre exposição na Helena Fretta Galeria de Arte; evento gratuito será na sexta-feira, dia 5 de julho

A Helena Fretta Galeria de Arte, em Florianópolis, promove no dia 5 de julho, o lançamento do catálogo “Língua Louca” da artista Letícia Cardoso. Na mesma data será aberta uma exposição com obras da artista. O evento, com entrada gratuita, começa às 19h.

Letícia explica que “Língua Louca” articula uma linguagem que se desloca em distintos suportes e materiais, e é contaminada por conteúdos das artes visuais contemporânea, psicanálise e feminismo.

O projeto, que foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura Municipal de Florianópolis, promoveu uma exposição no Espaço Paulo Gaiad, na Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis, e duas oficinas na Casa de Passagem, que acolhe mulheres vítimas de violência, em Florianópolis. “Essas ações foram realizadas em janeiro de 2024 e agora chegou a vez de lançar o catálogo do projeto”, destaca Letícia.

Na publicação, que tem projeto gráfico de Tina Merz, estão alguns trabalhos da artista e textos, escritos entre 2006 e 2024, por pesquisadores, escritores, cineastas, artistas, psicanalistas e curadores que acompanharam a produção de Letícia nos últimos 20 anos. São textos de Adriane Hernandez, Cristiana Tejo, Fernando Lindote, Jailton Moreira, Josimar Ferreira, Lucila Vilela, Letícia Cardoso, Marta Inés Arabia, Raul Antelo, Taoana Padilha, Thays Tonin e Victor da Rosa.

O projeto contou ainda com apoio de pessoas físicas e empresas, e no dia do lançamento haverá distribuição gratuita do catálogo. A Helena Fretta Galeria de Arte fica na Rua Presidente Coutinho, 532, no Centro de Florianópolis, e mostra com trabalhos da artista Letícia Cardoso poderá ser visitada gratuitamente de segunda a sexta, das 10h às 18h e aos sábados, das 10h às 13h, até 20 de julho.

Conversa com a artista

No sábado, dia 20 de julho, a partir das 10h30, haverá um bate-papo com a artista e o professor e crítico Raul Antelo, que escreveu o prólogo do catálogo. Durante o encontro, Letícia vai falar sobre a sua pesquisa e os processos do projeto “Língua Louca”.

Sobre a artista

Letícia Cardoso é artista visual representada pela Galeria Helena Fretta e, atualmente, professora colaboradora de Pintura na UDESC. Graduada em Artes Plásticas na UDESC em 2001, mestre em Poéticas Visuais UFRGS em 2005 e doutora em Artes Visuais pela UDESC em 2022.  Participou do 32 Panorama das Arte Brasileira (2012), premiada com a Bolsa Iberê Camargo de intercâmbio para artistas, em Austin, Texas, (2009); pelo Programa Rumos Itaú Cultural em (2001/2003), entre outros.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa