Mais da metade das obras de liberação do fluxo de água na rede de escoamento pluvial da bacia do Rio Papaquara e Rio do Braz, na região norte da Capital, foram concluídas. A intervenção de limpeza nos canais artificiais de drenagem, integrante do Pacto pelo Saneamento, da Prefeitura de Florianópolis, executada pela Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, está 68,9% finalizada, com mais de 11 km limpos.
“A limpeza fica concentrada na retirada de sedimentos acumulados no leito dos canais e na liberação das margens. É um compromisso para permitir o bom funcionamento do sistema na região e minimizar o registro de ocorrências relacionadas a enchentes e alagamentos, que trazem prejuízos para os moradores e impactos no ambiente”, salienta o secretário de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, Fábio Braga.
Nesta semana as ações de limpeza se concentram em 2,3km de canais. Outros 2,7km serão foco das equipes nos próximos dias. A conclusão total do serviço deve ocorrer no início de maio, com a limpeza de mais de 16km de extensão no sistema.