Hoje é segunda-feira, 15 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALLimpeza de canais de drenagem em Florianópolis cresceu 55% em 2023

Limpeza de canais de drenagem em Florianópolis cresceu 55% em 2023

Buscando a melhoria da drenagem pluvial na Capital, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizou, ao longo do ano de 2023, a limpeza de 245 quilômetros de canais de macrodrenagem, somando mais de 530 cursos hídricos limpos, de norte a sul da ilha.

A quantidade limpa representa um aumento de 55% em relação ao ano anterior, quando as intervenções aconteceram em 158 km do sistema de drenagem. O resultado é melhor também que o incremento observado de 2021 para 2022, que foi de 9,72%.

“No ano que passou, não medimos esforços para garantir a efetiva limpeza dos canais de drenagem, com a contratação de novos técnicos e estruturação de uma equipe específica para responder à demanda. Sabemos que, funcionando, os canais cumprem um papel determinante na diminuição da ocorrência de transbordos e alagamentos”, destaca o secretário de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, Fábio Braga.

O mês de outubro, que antecede a temporada de chuvas, despontou como o mês com a maior extensão limpa, com 27,90 km; seguido por março, com 27,47 km. A quantidade se aproxima da intervenção realizada em Canasvieiras ao longo do ano – a maior entre os bairros – com 31 km atendidos pelas equipes. Na região foram retiradas areia e matéria orgânica das margens e leito dos canais.

“Embora a limpeza dos canais de drenagem esteja suscetível a algumas variáveis, como as condições climáticas, nossas equipes seguem com muito zelo o roteiro de manutenção desses sistemas, que é definido previamente. Muitas vezes é um trabalho que nem todo mundo vê, pela localização de alguns canais, mas o resultado, sentido na prática, é o mais importante “, comenta o engenheiro sanitarista e ambiental da SMMADS e responsável pelo planejamento e supervisão das ações, Giuliano de Souza.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa