A candidatura do deputado estadual Marcos José de Abreu – Marquito (PSOL) a prefeito de Florianópolis foi confirmada em convenção da Federação PSOL-REDE, neste sábado (3), na Câmara Municipal de Florianópolis. A ata ficou aberta para acolher indicações à vaga de vice, já que há diálogos entre partidos de esquerda para uma possível unidade – além da já confirmada aliança com a UP.
“Vamos construir uma prefeitura que tenha no centro a questão ambiental e a justiça social, possibilitando dignidade humana para todas as pessoas de Florianópolis”, afirmou Marquito, em seu primeiro discurso como candidato. A convenção foi várias vezes interrompida pelo coro “Floripa tem jeito, Marquito prefeito”, entoado pelo público que lotou o Plenarinho da Câmara. Além da candidatura de Marquito, foram homologadas 24 candidaturas a vereador e vereadora.
No evento, Marquito recebeu diversos apoios. O que mais levantou a animação da plateia foi do ator e produtor orgânico Marcos Palmeira, apoiador de Marquito há muitos anos. Ainda expressaram apoio: a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; o ex-diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, José Graziano (PT), idealizador do programa Fome Zero; a presidenta nacional do PSOL, Paula Coradi; o deputado estadual pelo Rio Grande do Sul Matheus Gomes (PSOL), e o professor Elson Pereira (PSOL), que foi candidato a prefeito de Florianópolis em 2020 e 2016. Estavam presentes na convenção, também em apoio, o ex-deputado federal pelo PT Mauro Passos e o ex-deputado estadual Amauri Soares (PSOL).
Após a convenção, uma multidão foi às ruas do Centro cantar “Floripa tem jeito, Marquito prefeito”. A chamada Marcha para uma Floripa Mais Querida saiu da Câmara e passou pela Esquina Democrática, pelo Largo da Alfândega e pela Praça XV, terminando no comitê, localizado na rua João Pinto. Com batucada, canto e exibição de cartazes, a caminhada atraiu a atenção da população que circulava pelo Centro na manhã de sábado.