Uma apresentação beneficente é destaque na agenda cultural de Florianópolis nesta sexta-feira (24). Marcando o último concerto de pré-temporada da Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) antes do Concerto Inaugural, em junho, a performance busca ajudar as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul por meio da arrecadação voluntária de alimentos, roupas de inverno e produtos de higiene. A entrada é franca. O espetáculo começa pontualmente às 19h30 na Catedral Metropolitana de Florianópolis, na R. Padre Miguelinho, 55, e conta com a participação especial de Pablo de León, violinista e spalla da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo.
O Concerto de Pré-Temporada II do Grupo de Cordas da OFiC é apresentado por Carlos Henrique Ribeiro, Guilherme Macedo e Pablo de León (spalla) nos 1º violinos; Vinícius Abad e Juan Rossi nos 2º violinos; Abner Brasil e Neemias Camargo Costa nas violas; Fábio Machado, Marthin Goiano da Silva e Bianca de Souza nos violoncelos; e Gustavo Mosca no contrabaixo. A apresentação terá em seu repertório peças de Ottorino Respighi, Alexandre Levy e Piotr Tchaikovsky e tem como objetivo transmitir emoção, união e esperança nesse momento tão difícil para o Rio Grande do Sul. Os donativos das enchentes serão coletados pela OFiC e encaminhados diretamente para as vítimas do estado.
Segundo Pablo Rossi, diretor artístico da Orquestra Filarmônica Catarinense, a última apresentação coroa o envolvimento da OFiC em promover um sentimento de unidade e reconciliação por meio da música. “Nestes últimos meses, fizemos 51 apresentações sociais, didáticas, e de pré-temporada, levando a música de concerto para centros educacionais, entidades filantrópicas, hospitais públicos, instituições religiosas, sempre com o objetivo de democratizar o acesso à Música de Câmara e Orquestral. Na Catedral Metropolitana de Florianópolis, queremos expandir nossa ação e ajudar a reconstruir o estado do Rio Grande do Sul, com mantimentos e donativos. Mais do que proporcionar momentos inesquecíveis, a música tem o poder de formar iniciativas transformadoras”, disse.
Sobre a Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC)
Acreditamos que somar é a solução mais inteligente para criar um futuro melhor para este mundo. Pensando nisso, a OFiC está criando ações que serão capazes de incentivar mais Inclusão e Sustentabilidade, usando a Música e as Artes como ferramentas para isso.
Promovemos a excelência musical por meio de um padrão internacional na seleção de músicos e uma carga horária semanal completa, incluindo ensaios de naipe e prática orquestral.
Oferecemos intercâmbio artístico com uma variedade de maestros e solistas convidados, de carreira internacional, enriquecendo nossa diversidade de ideias.
Inovamos no formato de nossos programas musicais temáticos, envolvendo nossa plateia e convidando os ouvintes a participarem no processo de performance, seguindo o conceito “musicking”.
Além disso, valorizamos a formação artística individual dos músicos, oferecendo projetos que incluem oficinas musicais, apresentações solo e em grupos menores, proporcionando um ambiente que incentiva o crescimento artístico.