Hoje é terça-feira, 25 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALTechnovation Girls Florianópolis: a missão de inserir meninas no universo da tecnologia

Technovation Girls Florianópolis: a missão de inserir meninas no universo da tecnologia

Os projetos desenvolvidos pelas participantes não apenas refletem a diversidade de talento, mas também o compromisso com questões sociais e ambientais em suas comunidades

Chega ao fim a 9ª edição do projeto Technovation Girls Florianópolis, que tem deixado sua marca na comunidade, capacitando jovens meninas através da tecnologia e do empreendedorismo. A jornada, que durou três meses, uniu 45 alunas entre 13 e 18 anos da rede pública de Florianópolis, divididas em 11 times que mergulharam em workshops intensivos, abraçando habilidades que vão desde programação até comunicação.

Os projetos desenvolvidos pelas participantes não apenas refletem a diversidade de talento, mas também o compromisso com questões sociais e ambientais em suas comunidades. Da saúde mental à igualdade de gênero, os aplicativos criados pelas meninas abordam uma variedade de temas, todos alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Totalmente gratuito para as alunas, o Technovation Girls em Florianópolis se torna possível graças ao apoio de empresas e ao trabalho voluntário de várias pessoas. Na edição de 2024, 15 empresas apoiaram o projeto, 39 pessoas se tornaram mentoras das alunas, e 12 pessoas foram as embaixadoras.

“O foco do projeto em promover a participação feminina na área de tecnologia é crucial para criar um ambiente mais inclusivo e diversificado. Ao encorajar as alunas a se envolverem ativamente na tecnologia desde cedo, o projeto desempenha um papel fundamental na quebra de estereótipos de gênero e na promoção da igualdade de oportunidades, ajudando a construir um futuro mais inclusivo e igualitário”, explica a embaixadora Ana Paula Bonina.

Tatiana Takimoto, presidente da OSC apoiadora Corali, concorda com a embaixadora e explica porque decidiu apoiar o programa: “Investir em programas como o Technovation Girls em Florianópolis é fundamental para inspirar as meninas a explorarem áreas promissoras e para garantir que tenham acesso a um mercado tão vital e lucrativo. A Corali é orgulhosa de fazer parte dessa jornada e de contribuir para que muitas dessas meninas, em situações de vulnerabilidade, sejam capacitadas, acolhidas, empoderadas e inspiradas para um futuro brilhante”.

Diretamente impactadas pelo projeto, as famílias das alunas concordam que o impacto do programa vai além do desenvolvimento de habilidades técnicas. Stela Maris de Oliveira, avó da aluna Laura de Oliveira, explica que “O Technovation Girls impactou de uma forma positiva a vida da minha neta, não só durante o projeto, mas também fora. Estimulou o interesse dela pela tecnologia e na escolha do que deseja fazer para o seu futuro profissional.”

No último ano, uma pesquisa foi feita entre as participantes, e as estatísticas apoiam essas afirmações: 93% das alunas afirmam que ampliaram sua visão sobre futuro e 80% dizem que ganharam acesso a melhores oportunidades de trabalho e renda após participarem do programa.

O Pitch Final Regional, que aconteceu no SENAI Florianópolis neste mês, marcou o fim dessa temporada, onde as equipes apresentaram suas ideias inovadoras diante de um painel de jurados. As vencedoras foram recompensadas com bolsas de estudo, mentorias e outros prêmios.

Aplicativos desenvolvidos

Nesta temporada, foram desenvolvidos muitos aplicativos que solucionam problemas reais das quais as alunas enfrentam diariamente, ou percebem a necessidade em suas comunidades, entre eles foram criados cinco aplicativos que tratam, direta ou indiretamente, da questão de saúde e bem-estar, principalmente saúde mental e emocional.

Alguns aplicativos também buscam soluções na luta pela igualdade de gênero e redução das desigualdades. Outros trabalham com o respeito às ações contra a mudança global do clima, água potável e saneamento, entre inúmeros outros temas que estão ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Capacitação

Durante o projeto, elas aprendem programação e desenvolvimento de aplicativos para celular, usando plataformas como App Inventor ou Thunkable, desenvolvem habilidades de resolução de problemas, design de interface do usuário (UI) e experiência do usuário (UX), empreendedorismo e desenvolvimento de negócios.

Além disso, também desenvolvem áreas que podem auxiliá-las além da tecnologia, como trabalho em equipe e colaboração, comunicação e apresentação, onde elas aprimoram suas habilidades de comunicação verbal e escrita ao apresentarem seus projetos, pensamento crítico e criatividade para analisar problemas complexos, persistência e resiliência para lidar com os desafios que surgem durante o processo.

O programa

O Technovation Girls é um projeto mundial e, desde sua fundação, tem feito um impacto significativo em diversos países. Com mais de 135 mil meninas incluídas e mais de 12 mil aplicativos produzidos, o programa continua a inspirar e capacitar jovens mulheres. No Brasil, mais de 7 mil meninas já participaram, demonstrando o potencial transformador do Technovation.

Em um mundo onde a inclusão e a igualdade de oportunidades são cada vez mais importantes, o Technovation Girls Florianópolis está moldando o futuro da tecnologia com diversidade e inovação para essas jovens meninas.

A equipe de pessoas embaixadoras do projeto em Florianópolis em breve começará a organizar a 10ª temporada que acontecerá no início de 2025. Para saber mais informações sobre o Technovation Girls Florianópolis e acompanhar as novidades, acesse o site https://floripa.technovationbrasil.org/.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa