Hoje é terça-feira, 25 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALPesquisas Clínicas do CEPON abrem novos tratamentos para pacientes oncológicos em SC

Pesquisas Clínicas do CEPON abrem novos tratamentos para pacientes oncológicos em SC

Dia Internacional da Pesquisa Clínica reforça a importância do serviço para a sociedade

Com 35 estudos e 287 pacientes atendidos no Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES) sob gestão da FAHECE, o Serviço de Pesquisa Clínica do CEPON está em expansão, com previsão de mais 15 novos estudos até o final de 2024. Considerado de grande importância para o avanço da ciência e o desenvolvimento de tratamentos oncológicos inovadores aos pacientes, tem nesta data, 20 de maio, uma celebração internacional.

Referência para Santa Catarina e para o Brasil no segmento, o Serviço de Pesquisa Clínica do CEPON traz avanços significativos para o tratamento do câncer, beneficiando uma grande maioria dos pacientes que preenchem os critérios de inclusão para participar em estudos clínicos, conforme a médica oncologista Yeni Verônica Nerón, responsável pelo Serviço de Pesquisa Clínica do CEPON, relata:

“Até o momento, são nove estudos com recrutamento aberto, incluindo novos pacientes participantes, e 15 em andamento com participantes em acompanhamento, além dos estudos observacionais. A Pesquisa Clínica representa uma oportunidade de novos tratamentos, melhoria no cuidado da saúde e validação científica de novas terapias.”

Atualmente, o CEPON está liderando estudos clínicos nas áreas de Hematologia, câncer gástrico, pulmão, mama, melanoma, vários tumores sólidos e condrossarcoma. “Do total de estudos, em cinco o CEPON é centro coordenador, ou seja, somos o primeiro centro do Brasil a iniciar o estudo, fazendo a tramitação dos documentos regulatórios com a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa para depois distribuir para os demais centros no país”, afirma Dra. Yeni.

É por meio dos avanços promovidos pelas pesquisas clínicas, tanto no Brasil quanto no mundo, que se torna viável a melhoria da qualidade de vida e dos tratamentos oferecidos, sempre com foco na segurança e bem-estar dos pacientes, além da qualidade dos dados coletados.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa