Durante ato oficial de posse dos novos policiais penais de Santa Catarina, os representantes dos agentes enalteceram o apoio do deputado estadual, Sérgio Guimarães (União) enquanto lutavam pela nomeação. Já na chegada ao Teatro Pedro Ivo, anexo ao Centro Administrativo, o deputado foi aplaudido de pé pelos novos policiais catarinenses.
Para eles, todo apoio do legislativo foi fundamental na decisão do governo em chamar os agentes que passaram no concurso e superaram a etapa de teste físico. Ao todo foram chamados 465 servidores. Nesta segunda-feira (19), o número de empossados foi de 412. No entanto, o governo do estado já anunciou que deve chamar mais candidatos remanescentes.
O deputado lembrou que em fevereiro já recebia a comissão formada pelos concursados na busca de apoio. No final daquele mês, chegou a usar a tribuna da Assembleia Legislativa em defesa do chamamento dos profissionais. No mês seguinte, o governo se pronunciou sobre a decisão de nomear os novos funcionários do sistema prisional. “Essa é uma luta de todos os catarinenses para que as unidades prisionais estejam bem cuidadas por quem estudou, se preparou e passou no concurso.” Disse.
Os policiais penais também lembraram que além do serviço técnico que vão defender, querem auxiliar na reabilitação dos detentos que ocupam vagas em presídios e penitenciárias do estado catarinense. Atualmente estima-se que Santa Catarina tenha aproximadamente 28 mil detentos, em unidades prisionais do estado.
Após o ato de nomeação, Sérgio Guimarães voltou a afirmar que legisla por todas as áreas e categorias e que vai lutar junto com aqueles que querem o melhor para o estado.