A Coordenadoria Geral de Políticas Públicas para a Família e os Direitos Humanos da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres e Igualdade de Gênero e a Assessoria de Políticas Públicas para Pessoas LGBTQIA+, iniciou nesta sexta-feira (10), durante o Berbigão do Boca, a campanha “Respeito na Folia” que será realizada durante todas as festividades da data, com distribuição de leques e adesivos para conscientização dos foliões sobre o respeito à diversidade e ao corpo alheio.
“No Carnaval, é muito comum ouvirmos relatos e receber denúncias de importunação sexual e, por isso, pensamos nesta campanha para reforçar que no Carnaval não pode tudo. É preciso respeitar sempre, na folia ou em qualquer outra ocasião, e esta é a mensagem que queremos passar”, declara Maria Cláudia, Coordenadora Geral de Políticas Públicas para a Família e os Direitos Humanos.
O Berbigão do Boca é o evento que abre oficialmente o Carnaval de Florianópolis e deve atrair mais de 100 mil pessoas para o Centro de Florianópolis, segundo a Polícia Militar de Santa Catarina.
A partir desta sexta-feira (10), uma extensa programação de Carnaval espera a população de Florianópolis e turistas para as festividades em toda a Capital. Portanto, é fundamental reforçar a importância da ação promovendo o respeito entre os foliões.
“A Prefeitura de Florianópolis não poderia deixar de se posicionar sobre esse assunto que, infelizmente, ainda hoje é bastante recorrente em festas, nesse caso, o Carnaval. Então pedimos para todos que curtam bastante as festas, mas que acima de tudo tenham respeito ”, explica Topazio Neto, prefeito de Florianópolis.