A Prefeitura da capital, através da Secretaria da Assistência Social (Semas), realizou nesta semana, a eleição dos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Florianópolis (Cmdpd), que farão parte da gestão 2023/25.
Após um hiato, o órgão colegiado, de caráter propositivo, deliberativo e fiscalizador, de composição igualitária entre representantes governamentais e sociedade civil, e responsável pela Política da Pessoa com Deficiência, retomou suas atividades.
O conselho se reunirá de forma mensal, na sede da Semas, localizada na Rua Dom Jaime Câmara, nº 217 – Centro, para fiscalizar e atuar de forma efetiva e responsável, promovendo a inclusão e garantindo os direitos das pessoas com deficiência.
Foram eleitas para a função, as associações dos Surdos da Grande Florianópolis (ASGF), de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Florianopolitana de Deficientes Físicos (Aflodef), dos Pacientes Renais de Santa Catarina (APAR), Catarinense de Esportes Adaptados (Acesa), Onda Azul, Conselho Regional de Psicologia (CRP) e Irmãos DAMF.
Para a secretária da secretaria Municipal de Assistência Social, Edenice Fraga, a volta do órgão colegiado, nos possibilita transformar nossa capital em um local mais inclusivo. “Este é um grande passo e uma enorme conquista para nós que queremos que essa parte da população também seja tratada com dignidade, segurança e respeito”.