Hoje é sábado, 2 de março de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALSaúde atinge 100% de cobertura primária em São José

Saúde atinge 100% de cobertura primária em São José

Cobertura que era de 72,92% em janeiro de 2021, chegou a 100% em dezembro de 2022

A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Saúde de São José, atingiu 100 % de cobertura de Atenção Primária à Saúde (APS), no Município. Os dados, conforme Sistema E-Gestor, são referentes ao ano de 2022. O aumento foi gradativo ao longo dos anos. A cobertura que era de 72,92% em janeiro de 2021, chegou a 100% em dezembro de 2022. O dado, que é domínio público, está disponível  na plataforma E-Gestor, do Ministério da Saúde.

A secretária de Saúde, Sinara Simioni, destaca que a rede vem crescendo nos últimos anos, por isso é importante que a Gestão direcione olhar às necessidades em saúde da população e invista em ampliação do acesso. “Estamos estudando novas formas de acesso e projetamos para este ano, formatos que incluam maior uso de tecnologia. Nosso objetivo é aumentar a oferta de atendimentos e fortalecer a rede de APS”, explicou Sinara.

Para o diretor de APS, Francisco Reis Tristão, o aumento da cobertura aponta para o fortalecimento da rede, já que a Atenção Primária é o primeiro nível de atenção e, portanto, se caracteriza como ordenadora do cuidado. “Sabe-se da necessidade de constantes investimentos, desta forma o município projeta para este ano, ampliação do número de equipes de estratégia saúde da família e de horários de atendimento em algumas localidades”, salientou Francisco.

BALANÇO

Somente em 2022, foram oportunizados 202.023 atendimentos por médico da família, 152.261 por médico clínico, 26.504 por ginecologista, 33.056 por pediatra e 178.180 pelo enfermeiro da família, incluindo atendimento à demanda espontânea e consultas agendas, oportunizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Além disso, foram realizados mais de 2 milhões de procedimentos, dentre os quais estão curativos, retirada de pontos, administração de medicamentos injetáveis, aferição de pressão arterial, verificação de temperatura, antropometria, dentre outros.

ESTRUTURA

Atualmente, a Rede de Atenção Primária do Município conta 27 UBSs, distribuídas em todo território josefense. As unidades prestam cuidado aos munícipes por meio de 55 equipes de estratégia de saúde da família cofinanciadas pelo Ministério da Saúde, e outras três custeadas pelo município, das quais já estão em processo para credenciamento.

Além de enfermeiros e médicos da família, a estrutura da rede de atenção primária à saúde de São José conta com arranjo diferenciado, dispondo de médicos clínicos gerais, pediatras e ginecologista em todas as localidades, se distinguindo da maior parte da realidade nacional que conta com especialidades médicas somente em equipes de apoio e/ou centros especializados/policlínicas.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa