A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Assistência Social, firmou parceria com instituições para repasse de recursos do Fundo da Infância e Adolescência. Os termos de parceria foram assinados na manhã de sexta-feira (27) para as oficinas que vão atender esse público.
Ao todo, quatro instituições vão beneficiar mais de 150 crianças e adolescentes do Município, com sete projetos. As atividades incluem brincarte, coletivo aprendiz, aprender plantando, Assistência de Saúde Multidisciplinar, desenvolvimento social e cidadania com musicalização e iniciação tecnológica e programação para crianças.
As oficinas fazem a diferença na vida dos participantes e das famílias que estão envolvidas no processo de amadurecimento das habilidades. “É muito bom, muito legal ver essa acolhida e essa vontade deles de estar com a gente e do desenvolvimento ali nas atividades nos deixa muito feliz”, conta a supervisora administrativa da Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (APABB), Mariane Azevedo.
A secretária adjunta de Assistência Social, Luciana Pereira, ressalta a importância da união dos três setores da sociedade para mudar o plano de vida daqueles atendidos nos projetos. “É muito importante a união dos três setores da sociedade que executam as ações diretamente às famílias e às crianças e esse reflexo é diretamente para o projeto de vida das crianças e adolescentes que são atendidas e dessas famílias”, assinala.
SOBRE O FIA
O Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) tem o objetivo de facilitar a captação, o repasse e a aplicação de recursos destinados ao desenvolvimento das ações de atendimento à criança e ao adolescente. As ações se referem, prioritariamente, aos programas de proteção especial às crianças e aos adolescentes expostos a situações de risco pessoal e social, cujas necessidades de atenção extrapolam o âmbito de atuação das políticas sociais básicas.
Vinculado diretamente ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de São José, constitui uma das diretrizes da política de atendimento, previstas na Lei Federal n° 8.069, de 13 de julho de 1990 e na Lei Municipal nº 5482/2015.
“Por isso são essenciais as doações ao FIA e a organização toda do conselho municipal do direito da criança e do adolescente e da Secretaria de Assistência Social como Prefeitura para poder realizar efetivamente as ações e ter impactos sociais positivos para a sociedade”, ressalta a secretária adjunta da Assistência Social, Luciana Pereira.