Hoje é quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALPrefeitura de São José promove palestra de conscientização sobre o Outubro Rosa

Prefeitura de São José promove palestra de conscientização sobre o Outubro Rosa

Ideia é reforçar o autocuidado e a manutenção do tratamento que pode ser iniciado pela própria paciente com o autoexame

Publicidadespot_img

“O diagnóstico precoce é crucial para aumentar as chances de cura. Cada uma de nós tem o poder de ser agente de mudança na própria vida e na vida das pessoas ao nosso redor, promovendo a conscientização e incentivando práticas preventivas”, reforçou a médica da família (servidora municipal), Aline Tinoco, nesta terça-feira (17), na palestra promovida pela Prefeitura de São José, por meio da Secretaria da Educação, sobre a importância do autoexame e da realização regular da mamografia. O evento, que integra a Campanha Outubro Rosa, ocorreu no auditório da Prefeitura, reuniu profissionais da Educação que buscavam informações e se conscientizarem mais sobre o tema.

O prefeito Orvino Coelho de Ávila enfatizou a importância da campanha em São José. “No Município estamos intensificando as ações de informações, mas temos que lembrar que o Outubro Rosa não é apenas um mês, e sim um alerta contínuo sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce”.

Promover a educação sobre saúde é também uma forma de cuidar do futuro das crianças. “Ao ensinar-lhes a importância da prevenção e do autocuidado, estamos fornecendo ferramentas vitais para que se tornem adultos saudáveis e conscientes. Aproveitem os momentos em sala de aula, os intervalos, as reuniões pedagógicas para trocar experiências, debater o tema e, principalmente, incentivar que todas as mulheres ao seu redor estejam atentas à sua saúde”, salientou a secretária de Educação, Rose Bartucheski.

O encontro foi um momento de troca, onde muitas servidoras compartilharam suas experiências pessoais relacionadas à doença. Também foram discutidas as melhores formas de se promover a conscientização dentro das escolas e instituições educacionais, tornando os ambientes de ensino também espaços de cuidado e informação sobre saúde.

“Em nossas mãos, como educadores, está a poderosa ferramenta da informação. Diariamente, temos a chance de moldar mentes, disseminar conhecimento e incitar a reflexão em nossos alunos e colegas de trabalho. Por isso, convido cada um de vocês a se juntar a esta campanha, tornando nossas escolas e ambientes educacionais espaços de conscientização sobre o câncer de mama”, lembrou Cláudia Macário, secretária adjunta de Educação.

O evento foi encerrado com a distribuição de materiais informativos sobre o câncer de mama e dicas de prevenção. A Secretaria da Educação reforça seu compromisso em promover a saúde e o bem-estar de seus servidores e da comunidade educacional como um todo.

A campanha

O Outubro Rosa é uma campanha mundial que visa alertar sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. Durante o mês de outubro, várias entidades ao redor do mundo promovem ações para reforçar a necessidade de prevenção e cuidado, com o intuito de reduzir o número de mortes relacionadas à doença.

ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa