Hoje é segunda-feira, 24 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALPrefeitura entrega o 1º hospital municipal de Florianópolis neste sábado (1/6)

Prefeitura entrega o 1º hospital municipal de Florianópolis neste sábado (1/6)

A Capital viverá uma nova realidade em saúde a partir deste sábado (1º). A Prefeitura de Florianópolis realiza a entrega das instalações do Multihospital Floripa, complexo de serviços inédito no país. Compreendendo área de mais de 13 mil m², a estrutura está situada no antigo aeroporto, no bairro Carianos, e é composta por oito dispositivos públicos. Atuando de forma integrada, os dispositivos foram desenvolvidos para ofertar atendimento mais efetivo e resolutivo à população.

“Estamos promovendo um verdadeiro e significativo avanço para a nossa população. O Multihospital traz uma série de serviços inéditos para Florianópolis e também para Santa Catarina, e é por isso que estamos contando com o apoio integral do nosso governador, Jorginho Mello. A união dos esforços, as inovações e o planejamento estratégico vão elevar o patamar da saúde pública da Capital”, destaca o Prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.

A principal novidade entre os serviços do complexo é o primeiro hospital municipal de Florianópolis. Operando no regime de Hospital Dia, realiza atendimento especializado em procedimentos cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos, com permanência máxima de 12 horas do paciente. O serviço terá consultas ambulatoriais e cirúrgicas, exames diagnósticos e cirurgias de baixa e média complexidade (oftalmológicas, ortopédicas, hérnia, vasectomia, entre outras).

“Com a projeção de realizar 1.200 cirurgias por mês, vamos reduzir o tempo de espera da população para procedimentos eletivos de baixa e média complexidade”, explica a Secretária Municipal de Saúde, Cristina Pires Pauluci. “Isso porque essas intervenções são realizadas atualmente em hospitais do Estado que também precisam atender outras cirurgias mais complexas. A nossa unidade vai permitir que as estaduais possam focar nestes procedimentos, garantindo mais acesso à população”, complementa.

Além do avanço para as esperas cirúrgicas, o hospital municipal se destaca na realização de exames diagnósticos por imagem e laboratoriais com equipamentos próprios. A população terá acesso a endoscopia, colonoscopia, ultrassom e tomografia. Também será possível realizar exames laboratoriais e raio-x, permitindo avanço no tempo de espera, uma vez que esses procedimentos eram contratualizados anteriormente. A expectativa da Secretaria de Saúde é realizar, mensalmente, 30 mil exames laboratoriais, cerca de 10 mil consultas, mais de 1.500 exames de radiodiagnóstico adulto e pediátrico, quase 800 exames de ultrassom, 400 cirurgias eletivas gerais e 800 cirurgias oftalmológicas.

“Outro grande destaque do nosso Multihospital é a nova UPA (Unidade de Pronto Atendimento). A unidade será a maior do município, com mais de 1.500 m². Vamos acolher toda a região Sul da Ilha, com uma infraestrutura nova, reformada e que vai nos permitir maior agilidade no atendimento. Nossa missão é promover saúde, de forma inteligente, integrando o serviço aos demais que funcionam no Multi. Queremos o melhor para a nossa população e estamos sempre em busca disso”, enfatiza o Prefeito.

Estrutura em reforma para receber o novo hospital

A UPA tem nove consultórios, entre clínicos, pediátricos e odontológico. É dividida de forma especializada, com espaços específicos para atendimento clínico e pediátrico, proporcionando maior eficiência. A integração com o hospital permite fácil acesso aos exames laboratoriais e de imagem, contribuindo para resolução dos casos, diagnóstico e agilidade no início do tratamento. O local ainda possui salas de observação com leitos; área de medicação e farmácia com dispensário.

Os demais serviços

O Multihospital conta com outras três novidades nos serviços públicos da Capital. O único Centro de Atenção Psicossocial 24 horas do município, focado em saúde mental a qualquer hora do dia e com estrutura de internação. O pioneiro Espaço Acolher Floripa para atender integralmente crianças, adolescentes, mulheres e população trans em situações de violência; a unidade reúne serviços de assistência, saúde e segurança pública (Polícia Científica e Polícia Civil) no mesmo lugar, evitando o deslocamento e a revitimização. A primeira Ótica Pública com oferta de óculos (lentes + armações) gratuitos para a população.

Ainda compõem o complexo, a Central de Material Esterilizado Centralizada e a Escola de Saúde Pública, ambos com gerência da Secretaria Municipal de Saúde. Também estará alocada no antigo aeroporto a 2ª Delegacia de Polícia da Capital com Sala Lilás.

Funcionamento dos serviços e mobilidade

Neste domingo (2) às 7h, a Secretaria de Saúde dá início ao funcionamento integral da UPA do Multihospital, com todos os serviços oferecidos disponíveis à população. Na segunda-feira (3) , a partir das 7h, o hospital municipal começa a operar. As demais estruturas terão início nos próximos dias.

O transporte público ganha uma linha de ônibus exclusiva para o Multihospital. A linha sai do Terminal de Integração do Rio Tavares (Tirio) e irá direto ao novo hospital, com saídas de 20 em 20 minutos nos horários de pico. Além disso, já existem outras seis linhas de ônibus que passam em frente ao Multihospital, saindo do Centro e do Rio Tavares. A 468 Tirio/Aeroporto via Carianos ganha 13 novos horários aos sábados e 11 aos domingos.

UPA

O prefeito Topázio Neto explica que a UPA do Rio Tavares vai continuar em atendimento, ao menos até que seja possível avaliar uma ampla reforma no prédio. Por duas vezes a prefeitura tentou reformar a estrutura, com as empresas vencedoras da licitação desistindo da operação.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa