Hoje é sábado, 18 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALPrevisão do tempo: semana terá frio intenso e retorno da chuva em...

Previsão do tempo: semana terá frio intenso e retorno da chuva em SC

Nesta quarta-feira, 15, o frio chega em todo o Estado, com mínimas previstas entre 0°C e 5°C

A mudança brusca no tempo fez despencar as temperaturas em Santa Catarina na madrugada desta terça-feira (14), por conta de uma massa de ar frio que avança por Santa Catarina. A mínima de hoje foi registrada na região serrana. Em São Joaquim os termômetros marcaram 3,9ºC, e na cidade de Urupema o registro foi de 4,05ºC, segundo dados da Epagri/Ciram, órgão estadual que monitora o tempo no estado.

Nesta quarta-feira, 15, o frio chega em todo o Estado, com mínimas previstas entre 0°C e 5°C no Grande Oeste, Planalto Sul, Grande Florianópolis Serrana e parte do Litoral Sul e Alto Vale, com valores negativos nas áreas mais elevadas da Serra catarinense e do Meio-Oeste. Nas áreas costeiras entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, o dia amanhece com temperaturas entre 7°C e 9°C, e ficam entre 9°C e 13°C no Litoral e Planalto Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí.

A combinação de baixas temperaturas e ventos persistentes no litoral amplifica a sensação de frio, especialmente nas áreas próximas ao mar. No final da semana o frio dá lugar à chuva, que volta por conta da formação de uma nova frente fria que também traz chance de temporais em todas as regiões de Santa Catarina. 

Recomendações para a população:

  • Para os dias mais frios, mantenha-se agasalhado e em locais abrigados do vento e do frio. Atenção especial para idosos, crianças, enfermos, pessoas em situação de vulnerabilidade social e animais domésticos;
  • No caso de alagamentos e enxurradas, evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados. Evite transitar em pontilhões e pontes submersas. Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões;
  • Fique atento à rachaduras em paredes e encostas, inclinação de postes, árvores e muros e água vertendo do solo para identificar riscos de deslizamento;
  • Durante temporais, busque local abrigado, longe de árvores, placas e de outros objetos que possam ser arremessados. Na praia, jamais fique na água;
  • Em caso de agitação marítima, deve-se evitar atividades de navegação, pesca e de esportes náuticos.

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.

Para receber os avisos e alertas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade ou da localidade que deseja monitorar (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199.

Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento. Além disso, acompanhe diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às atualizações nos modelos meteorológicos no site www.defesacivil.sc.gov.br

Florianópolis tem previsão de frio intenso nesta quarta-feira

A chegada de uma massa de ar frio e seco em Santa Catarina fará com que o frio volte a aparecer na capital. No amanhecer desta quarta-feira, 15, os termômetros podem atingir a mínima de 8°C. A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Defesa Civil do município, reforça ainda os cuidados em baixas temperaturas. As informações são da Defesa Civil de Santa Catarina.

Devido à previsão de baixa temperatura, a Secretaria de Assistência Social reforça os serviços de abordagem, resgate e acolhimento de pessoas em situação de rua. Os que aceitarem atendimento serão encaminhados para os abrigos do município, onde terão acesso à cama, comida quente, banho e roupas limpas.

A partir das recomendações da Defesa Civil do município, é importante redobrar o cuidado com as crianças, as pessoas idosas e os pets da sua família. Evite locais fechados ou com aglomerações e não esqueça de lavar as mãos frequentemente.

Em casos de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199, com a Sensibilização pelo (48) 99932-0321 ou com o Resgate Social, através do número (48) 99182-6870.

CLIQUE E ENTRE NO GRUPO DO WHATSAPP DO INFORME FLORIPA: https://chat.whatsapp.com/GOzj1xWxzzHJnFvbDp8DyH

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa