Hoje é segunda-feira, 20 de janeiro de 2025
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioGERALPrograma Financinhas já atendeu 600 estudantes de Florianópolis

Programa Financinhas já atendeu 600 estudantes de Florianópolis

spot_img

A Prefeitura de Florianópolis, através da Assessoria de Políticas Públicas Para Infância e Juventude, em parceria com o Sicoob Maxi Crédito, já atendeu 600 estudantes de escolas da cidade por meio do Programa Financinhas. O objetivo é ensinar educação financeira, desenvolvendo gerações aptas a tomarem decisões conscientes e sustentáveis economicamente.

As atividades acontecem em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que trata da educação financeira como tema transversal. Para isso, o conteúdo é apresentado em linguagem lúdica e acessível, abordando temas como sonhos, necessidades e desejos relacionados ao contexto financeiro.

A finalidade é abordar a educação financeira na infância, abarcando valores como cooperação, participação, autoconhecimento e senso de comunidade para estimular comportamentos que auxiliem na criação de bons hábitos financeiros e de cidadania.

Por fim, a educação financeira capacita as pessoas a gerenciar suas finanças de forma eficaz, consciente e responsável, desenvolvendo habilidades essenciais que permitam uma gestão financeira adequada.

“Com o Programa Financinhas, buscamos enfrentar desafios como o superendividamento que afeta significativamente a população brasileira, atingindo a marca preocupante de 20%, conforme relatado pelo Banco Central. Ao oferecer uma educação financeira de maneira lúdica e acessível, nosso objetivo é capacitar as gerações mais jovens, fornecendo conhecimento sobre finanças. Ao estimular comportamentos positivos, podemos contribuir para a formação de cidadãos conscientes, capazes de tomar decisões financeiras sustentáveis.”, explica Samuel Vidal, assessor de Políticas Públicas Para Infância e Juventude.

“O interesse pela comunidade é um dos pilares do cooperativismo. E por meio de projetos como o Coleção Financinhas potencializamos o desejo de cooperativa de contribuir com uma comunidade mais sustentável. O programa é uma ponte para um futuro financeiro mais sólido e consciente”, relata o Superintendente de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Sicoob MaxiCrédito, Fernando Rebelatto.

“Cultivamos valores e comportamentos que são alicerces essenciais para uma vida financeira saudável. Estamos construindo não apenas orçamentos equilibrados, mas cidadãos conscientes, capazes de tomar decisões responsáveis”, complementa a coordenadora de Cidadania e Sustentabilidade da cooperativa, Raquiela Massaia Collete.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa