Hoje é sexta-feira, 19 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALPrograma gratuito de empreendedorismo no Morro do Horácio está com inscrições abertas

Programa gratuito de empreendedorismo no Morro do Horácio está com inscrições abertas

Cocreation Social Lab oferece capacitações e mentorias para quem deseja empreender; interessados podem se inscrever até o dia 12 de julho

O programa de pré-incubação Cocreation Social Lab está com inscrições abertas para a primeira turma no Morro do Horácio, em Florianópolis. Podem participar moradores da comunidade e das áreas próximas, com ideias de negócios e interesse em empreender ou aprimorar um negócio já existente. Realizado em parceria entre a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, e o Sebrae/SC, e com execução da TXM Methods, o projeto transforma ideias em negócios através de capacitações, palestras e workshops, além de proporcionar interação com mentores experientes no mercado. Todas as atividades do programa são inteiramente gratuitas.

As inscrições estão abertas no período entre 5 de junho e 12 de julho, e podem ser feitas pelo WhatsApp, no telefone (48) 99132-8760. Para essa turma, são 20 vagas disponíveis. Mais informações no site https://cocreationlab.com.br/editais. As capacitações iniciam no dia 5 de agosto, e serão realizadas ao longo de quatro meses, de forma híbrida; presencialmente, no Núcleo de Educação Infantil Municipal (NEIM) Morro do Horácio, e também online.

Projeto de caráter colaborativo, o Cocreation Social Lab é realizado em comunidades periféricas e voltado a pessoas em situação de vulnerabilidade, oferecendo ferramentas para que desenvolvam o empreendedorismo e possam gerar renda. O programa busca levar informação inovadora para quem mais precisa, com linguagem e conteúdo adaptado para a realidade local. Em Santa Catarina, a iniciativa já passou pela comunidade do Monte Cristo, na Capital, e contou com turmas também em Palhoça, Indaial, Blumenau e Taió.

Escolhido para receber a nova turma do programa, o Morro do Horácio é uma das 20 comunidades do Maciço do Morro da Cruz, e está localizado nos altos do bairro Agronômica, na região central da Ilha de Santa Catarina. “Identificamos grande número de empreendedores informais e de pessoas que precisam de suporte qualificado nessa comunidade. Com o programa, queremos contribuir para a qualificação e formalização das atividades profissionais e projetos, transformando ideias e atividades informais em negócios rentáveis, que tragam dignidade e renda ao empreendedor”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Florianópolis, Juliano Richter Pires.

Wilson Sanches Rodrigues, Gerente Regional da Grande Florianópolis do Sebrae/SC, frisa que a entidade vem atuando junto a comunidades de forma a incentivar uma cultura mais inovadora, fortalecendo a busca pelo empreendedorismo. “Acreditamos que o empreendedorismo é uma oportunidade para melhorar a vida das pessoas, mas a orientação na hora de começar um negócio é fundamental, sobretudo em áreas de vulnerabilidade”, avalia.

O Cocreation Social Lab Morro do Horácio será executado por meio de uma plataforma exclusiva desenvolvida pela TXM Methods. Com experiência em pré-aceleração e aceleração de startups em sete estados – SC, RS, PR, AL, MA, RJ e ES – além do Distrito Federal, a empresa de inovação sediada em Florianópolis oferece metodologia certificada para desenvolver e apoiar negócios, com atendimento individualizado e expertise de mentores de diferentes áreas. “Ajudamos os empreendedores a formatar seus negócios, com informação e respaldo de especialistas, possibilitando que os participantes ‘coloquem suas ideias no papel’ antes de levá-las para o mercado, o que aumenta significativamente as chances de prosperar”, resume Luiz Salomão Ribas Gomez, CEO da TXM Methods.

Projeto que nasceu em comunidade ensina diaristas a se organizarem financeiramente

Um dos projetos surgidos a partir do Cocreation Social Lab Monte Cristo, realizado em 2022 na comunidade de Florianópolis, é um exemplo de como a iniciativa pode transformar realidades. Idealizado pelo casal de diaristas Nilza de Oliveira Varela, 32 anos, e Anderson Matiego do Nascimento, 38, o “Diaristas de Negócios” hoje auxilia diaristas de todo o país a organizarem a vida financeira, além de ter se tornado uma renda extra importante para Nilza e Anderson.

“Nós entramos no programa com o propósito de expandir o negócio que já tínhamos, como diaristas, mas descobrimos a oportunidade de atuar também como educadores, levando para outras diaristas o nosso exemplo de organização financeira e ensinando a elas o que aprendemos durante esse processo”, conta Nilza. 

Depois de descobrir a nova vocação, ela procurou se especializar: iniciou um curso de graduação ligado à gestão de finanças, e também já iniciou uma especialização na mesma área. Desde o começo do ano, ela e o marido atuam oferecendo capacitações online com mentorias para diaristas que buscam mais organização financeira e também orientações sobre investimentos e negócios. “Seguimos atuando com faxinas, mas estamos em processo de transição de carreira. A meta é que, até o final do ano, a nossa renda principal venha do trabalho com mentorias, consultorias e palestras”, diz a empreendedora.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa