PSOL lança Marquito para disputar a prefeitura
Em Congresso Municipal realizado no final de semana passado o PSOL de Florianópolis oficializou a pré-candidatura do deputado estadual, Marcos José de Abreu, o Marquito, para prefeito da Capital. Na eleição do ano passado Marquito, que era vereador, elegeu-se deputado estadual ao alcançar 40.329 votos. O PSOL vem se consolidando como a principal força de esquerda na Capital, sempre disputando a prefeitura. Na eleição passada, com o professor Elson, por exemplo, conquistou praticamente 20% dos votos válidos.
Frente de esquerda
A estratégia do PSOL é tentar liderar uma ampla frente de esquerda para a disputa da prefeitura da Capital. Mas, terá sérios problemas para isso. O PSB, por exemplo, já está no colo do prefeito Topázio Neto. Já o PT, agora alavancado com a eleição do presidente Lula, dificilmente não terá um nome disputando a eleição na Capital de SC. Entre os nomes despontam o ex-vereador Vanderlei Farias, o Lela (que ingressou recentemente no partido vindo do PDT); a vereadora Carla Ayres e a vice-reitora da UFSC, Joana Célia dos Passos.
Nova direção
Durante o encontro do final de semana em Florianópolis, o PSOL também elegeu Vic Borges a nova presidenta do PSOL Floripa. Depois de dois mandatos à frente do partido, Leonel Camasão deixa a direção para se dedicar exclusivamente a pré-campanha de vereador. “Agradeço a militância do PSOL pela confiança nesses últimos 6 anos. Seguimos juntos na luta”, disse Camasão através das redes sociais.
Kibada do Marquinhos
Está agendada para acontecer dia 27 de outubro a 9ª Edição da Kibada do Marquinhos, um evento que leva a marca do vereador Marquinhos da Silva (PSC). Neste ano o evento ocorre a partir das 20 horas, no salão da ASSEFESC, com acesso na Rua Camilo Silveira de Souza, nº 266 – bairro Capoeiras. Os ingressos já estão sendo comercializados, sendo: 1º Lote (promocional limitado): R$ 90,00. A festa terá open food e haverá venda de bebidas no local. Em breve a organização divulgará as atrações e o delicioso cardápio.
Suplente X Títular
Impressionante como até uma atitude tida como elogiável pode se tornar negativa nas mãos do vereador Maycon Costa, do PL, da Capital. Recentemente ele se licenciou por 30 dias e cedeu espaço para que o suplente sargento Mattos, assumisse a cadeira na Câmara. Uma bela atitude de construção partidária, até porque ninguém chega sozinho.
Mas, agora vem a informação de que o suplente tem sérias dificuldades de exercer suas funções. As limitações vão desde a desobediência do pessoal do gabinete (por ordem do vereador Maycon) até a dificuldade em protocolar seus documentos e inclusive até o uso do gabinete. Na semana passada o vereador Maycon, que não está no exercício da função, ocupou o gabinete, teve discussão e o sargento Mattos teve até que registrar um Boletim de Ocorrência.
Chega a ser insano isso, especialmente se comprovada a motivação para a limitação das funções do suplente. Segundo Mattos, tudo se deu porque ele se aproximou da outra vereadora do PL, Maryanne Matos, desafeta de Maycon. “Um cerceamento de direito, senhores e senhoras, que nenhum de vocês, iria aceitar. Estou há 15 dias sem gabinete, pedindo favor a um vereador ou outro. Estou também, sem assessoria”, justificou Mattos em fala aos demais vereadores. O suplente pediu abertura de investigação que poderá levar o titular ao Conselho de Ética da Casa.
ATUALIZAÇÃO ÀS 18H11MIN DESTA QUARTA (26) – Em plenário, os vereadores acataram na sessão desta quarta-feira a denuncia protocolada pelo suplente sargento Mattos, contra o vereador Maycon Costa. O processo será enviado agora para o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, para análise se cabe cassação do vereador Maycon, que terá direito a ampla defesa.
MDB de São José se reforça
O MDB continua no seu trabalho de se reforçar para as eleições municipais de 2024. Recentemente foi o MDB de São José que realizou um ato de filiações. Entre as novas lideranças destaca-se o nome de Tiago Vicente, que é uma importante liderança no município. “É uma honra fazer parte desse time e poder contribuir para uma São José cada vez melhor”, disse Tiago no evento conduzido pelo presidente Sanderson de Jesus e pelo vice-prefeito, Michel Schlemper.
Topázio e o PL
O vereador Gabrielzinho (Podemos) segue na sua meta de se tornar vice na chapa de reeleição do prefeito Topázio Neto (PSD). A estratégia do vereador é migrar para o PL e se tornar o nome do governador Jorginho Mello nessa composição. Não sei se o vereador vai conseguir ser esse nome, mas uma coisa é certa: nos bastidores a dobradinha Topázio-Jorginho está mais que pavimentada. Tudo indica que o vice do prefeito vem de um whatsapp disparado lá da Casa da Agronômica. Só para pontuar, no pós-vitória de Jorginho esse namoro com Topázio esteve mais forte, esfriou e agora volta a aquecer.
Ruas 24h e Ruas de Cultura e Lazer
O Projeto de Lei N.º 18866/2023 de autoria da vereadora Monica Duarte prevê a implementação do Programa Ruas 24 Horas e Ruas de Cultura e Lazer no município de Florianópolis. O projeto foi protocolado na última sexta (22). A ideia é implantar aqui, modelos que já existem em São Paulo e Curitiba.
Na justificativa do Projeto, a vereadora sugere a Rua Victor Meirelles como primeira Rua 24h, já que é atraída por jovens por ser composta por bares e atrações, além de ser predominantemente comercial. Assim, essa poderia ser a primeira rua a funcionar nos termos instituídos pela Lei, devendo seu funcionamento servir de experiência para as demais ruas do mesmo tipo.
Ruas 24h e Ruas de Cultura e Lazer (II)
Monica Durte explica a motivação do projeto de lei e os benefícios que trará para o município. “Florianópolis, por ser uma cidade turística, aproveita muito pouco a região Central e traz pouca atratividade ao turismo, principalmente ao público jovem. Na alta temporada do verão, o turismo é direcionado às praias e o Centro da cidade é visto como ponto comercial e histórico durante o dia, mas à noite não apresenta interesse à população, por não haver valorização da região ou por muitos acreditarem não ser um lugar seguro”, comenta a vereadora.
Congresso dos Municípios
Realizada pela Federação dos Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), a edição deste ano terá como tema “Conectando cidades, construindo o futuro”. Ao longo de três dias de evento, serão realizadas palestras, mesas redondas, oficinas e debates sobre temas pertinentes à administração pública nas áreas da inovação, sustentabilidade e gestão eficiente, além de mais de 50 atividades integrativas. O evento segue até quinta-feira (28).
Reunião com moradores
A Casan informa que recebeu na manhã desta terça-feira (26) na unidade do Estreito a comissão de moradores atingidos pelo rompimento do reservatório do Monte Cristo. Os representantes apresentaram uma contraproposta formal em relação à despesa de pronto pagamento que está sendo feita aos moradores desde a segunda-feira. O diretor de Operação e Expansão, Pedro Joel Horstmann, recebeu o documento e se comprometeu a levar o pleito para análise em reunião extraordinária da diretoria colegiada da Companhia.
MANDOU MAL
MANDOU BEM