Hoje é sábado, 7 de setembro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioColuna do EditorPSOL lança pré-candidatura de Marquito a prefeito; Maycon se licencia, mas atrapalha...

PSOL lança pré-candidatura de Marquito a prefeito; Maycon se licencia, mas atrapalha suplente no exercício da função e outras notas

Enquanto o PSOL inicia a trajetória de pré-campanha do deputado Marquito na Capital, em São José o MDB se reforça. Na Câmara da Capital o vereador do PL, Maycon Costa se licenciou mas não desapegou do gabinete e não deixa o suplente trabalhar

PSOL lança Marquito para disputar a prefeitura

Em Congresso Municipal realizado no final de semana passado o PSOL de Florianópolis oficializou a pré-candidatura do deputado estadual, Marcos José de Abreu, o Marquito, para prefeito da Capital. Na eleição do ano passado Marquito, que era vereador, elegeu-se deputado estadual ao alcançar 40.329 votos. O PSOL vem se consolidando como a principal força de esquerda na Capital, sempre disputando a prefeitura. Na eleição passada, com o professor Elson, por exemplo, conquistou praticamente 20% dos votos válidos.

Frente de esquerda

A estratégia do PSOL é tentar liderar uma ampla frente de esquerda para a disputa da prefeitura da Capital. Mas, terá sérios problemas para isso. O PSB, por exemplo, já está no colo do prefeito Topázio Neto. Já o PT, agora alavancado com a eleição do presidente Lula, dificilmente não terá um nome disputando a eleição na Capital de SC. Entre os nomes despontam o ex-vereador Vanderlei Farias, o Lela (que ingressou recentemente no partido vindo do PDT); a vereadora Carla Ayres e a vice-reitora da UFSC, Joana Célia dos Passos.

Nova direção

Durante o encontro do final de semana em Florianópolis, o PSOL também elegeu Vic Borges a nova presidenta do PSOL Floripa. Depois de dois mandatos à frente do partido, Leonel Camasão deixa a direção para se dedicar exclusivamente a pré-campanha de vereador. “Agradeço a militância do PSOL pela confiança nesses últimos 6 anos. Seguimos juntos na luta”, disse Camasão através das redes sociais.

Nova presidente do PSOL da Capital

Kibada do Marquinhos

Está agendada para acontecer dia 27 de outubro a 9ª Edição da Kibada do Marquinhos, um evento que leva a marca do vereador Marquinhos da Silva (PSC). Neste ano o evento ocorre a partir das 20 horas, no salão da ASSEFESC, com acesso na Rua Camilo Silveira de Souza, nº 266 – bairro Capoeiras. Os ingressos já estão sendo comercializados, sendo: 1º Lote (promocional limitado): R$ 90,00. A festa terá open food e haverá venda de bebidas no local. Em breve a organização divulgará as atrações e o delicioso cardápio.

Tudo pronto para mais um Kibada do Marquinhos

Suplente  X Títular

Impressionante como até uma atitude tida como elogiável pode se tornar negativa nas mãos do vereador Maycon Costa, do PL, da Capital. Recentemente ele se licenciou por 30 dias e cedeu espaço para que o suplente sargento Mattos, assumisse a cadeira na Câmara. Uma bela atitude de construção partidária, até porque ninguém chega sozinho.

Mas, agora vem a informação de que o suplente tem sérias dificuldades de exercer suas funções. As limitações vão desde a desobediência do pessoal do gabinete (por ordem do vereador Maycon) até a dificuldade em protocolar seus documentos e inclusive até o uso do gabinete. Na semana passada o vereador Maycon, que não está no exercício da função, ocupou o gabinete, teve discussão e o sargento Mattos teve até que registrar um Boletim de Ocorrência.

Chega a ser insano isso, especialmente se comprovada a motivação para a limitação das funções do suplente. Segundo Mattos, tudo se deu porque ele se aproximou da outra vereadora do PL, Maryanne Matos, desafeta de Maycon. “Um cerceamento de direito, senhores e senhoras, que nenhum de vocês, iria aceitar. Estou há 15 dias sem gabinete, pedindo favor a um vereador ou outro. Estou também, sem assessoria”, justificou Mattos em fala aos demais vereadores. O suplente pediu abertura de investigação que poderá levar o titular ao Conselho de Ética da Casa.

ATUALIZAÇÃO ÀS 18H11MIN DESTA QUARTA (26) – Em plenário, os vereadores acataram na sessão desta quarta-feira a denuncia protocolada pelo suplente sargento Mattos, contra o vereador Maycon Costa. O processo será enviado agora para o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, para análise se cabe cassação do vereador Maycon, que terá direito a ampla defesa.

Sargento Mattos denunciou os abusos cometidos pelo vereador licenciado Maycon

MDB de São José se reforça

O MDB continua no seu trabalho de se reforçar para as eleições municipais de 2024. Recentemente foi o MDB de São José que realizou um ato de filiações. Entre as novas lideranças destaca-se o nome de Tiago Vicente, que é uma importante liderança no município. “É uma honra fazer parte desse time e poder contribuir para uma São José cada vez melhor”, disse Tiago no evento conduzido pelo presidente Sanderson de Jesus e pelo vice-prefeito, Michel Schlemper.

MDB de São José segue se reforçando

Topázio e o PL

O vereador Gabrielzinho (Podemos) segue na sua meta de se tornar vice na chapa de reeleição do prefeito Topázio Neto (PSD). A estratégia do vereador é migrar para o PL e se tornar o nome do governador Jorginho Mello nessa composição. Não sei se o vereador vai conseguir ser esse nome, mas uma coisa é certa: nos bastidores a dobradinha Topázio-Jorginho está mais que pavimentada. Tudo indica que o vice do prefeito vem de um whatsapp disparado lá da Casa da Agronômica. Só para pontuar, no pós-vitória de Jorginho esse namoro com Topázio esteve mais forte, esfriou e agora volta a aquecer.

Vereador Gabrielzinho entre o prefeito Topázio e o Governador Jorginho

Ruas 24h e Ruas de Cultura e Lazer

O Projeto de Lei N.º 18866/2023 de autoria da vereadora Monica Duarte prevê a implementação do Programa Ruas 24 Horas e Ruas de Cultura e Lazer no município de Florianópolis. O projeto foi protocolado na última sexta (22). A ideia é implantar aqui, modelos que já existem em São Paulo e Curitiba.

Na justificativa do Projeto, a vereadora sugere a Rua Victor Meirelles como primeira Rua 24h, já que é atraída por jovens por ser composta por bares e atrações, além de ser predominantemente comercial. Assim, essa poderia ser a primeira rua a funcionar nos termos instituídos pela Lei, devendo seu funcionamento servir de experiência para as demais ruas do mesmo tipo.

Clique na imagem e entre no grupo de whatsapp para receber a coluna

Ruas 24h e Ruas de Cultura e Lazer  (II)

Monica Durte explica a motivação do projeto de lei e os benefícios que trará para o município. “Florianópolis, por ser uma cidade turística, aproveita muito pouco a região Central e traz pouca atratividade ao turismo, principalmente ao público jovem. Na alta temporada do verão, o turismo é direcionado às praias e o Centro da cidade é visto como ponto comercial e histórico durante o dia, mas à noite não apresenta interesse à população, por não haver valorização da região ou por muitos acreditarem não ser um lugar seguro”, comenta a vereadora.

Vereadora quer que Floripa tenha rua 24 horas

Congresso dos Municípios

Realizada pela Federação dos Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), a edição deste ano terá como tema “Conectando cidades, construindo o futuro”. Ao longo de três dias de evento, serão realizadas palestras, mesas redondas, oficinas e debates sobre temas pertinentes à administração pública nas áreas da inovação, sustentabilidade e gestão eficiente, além de mais de 50 atividades integrativas. O evento segue até quinta-feira (28).

Encontro será nesta quarta (27) em São José

Reunião com moradores

A Casan informa que recebeu na manhã desta terça-feira (26) na unidade do Estreito a comissão de moradores atingidos pelo rompimento do reservatório do Monte Cristo. Os representantes apresentaram uma contraproposta formal em relação à despesa de pronto pagamento que está sendo feita aos moradores desde a segunda-feira. O diretor de Operação e Expansão, Pedro Joel Horstmann, recebeu o documento e se comprometeu a levar o pleito para análise em reunião extraordinária da diretoria colegiada da Companhia.

Reunião da Casan com moradores nesta terça (26)

MANDOU MAL

Sem dúvidas o vereador Maycon Costa (PL) pisou feio na bola nessa luta inexplicável em atrapalhar as atividades do suplente, Sargento Mattos, que assumiu sua cadeira na Câmara da Capital por 30 dias.

MANDOU BEM

Boa iniciativa da Câmara de São José que realiza nesta terça-feira, 19h, a Sessão Solene para agraciar pessoas ou entidades que tenham prestado relevantes serviços em defesa de pessoas com qualquer tipo de deficiência. Na ocasião, serão entregues as medalhas “José Roberto Leal” a 15 pessoas físicas e jurídicas. A Sessão Solene terá transmissão da TV Câmara e redes sociais.
Clique na imagem e entre no grupo de whatsapp para receber a coluna

 

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa