“É um evento que reúne pessoas de todas as idades, muitas famílias, muitas pessoas vestidas a caráter, com as cores da bandeira da Irlanda, e isso dá um colorido todo especial à festa, que movimenta a economia da cidade, já que traz muitos visitantes de outros municípios, e é uma opção de lazer muito agradável, em um lugar que já é uma referência nacional em urbanismo”, comenta o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.
Das 11h às 19h, os visitantes terão à disposição opções de bebida e comida servidos por 25 cervejarias e 20 food trucks, além de três palcos com música ao vivo e intervenções artísticas. O tradicional comércio do Passeio Pedra Branca, que já se transformou em um ponto de encontro dos palhocenses aos finais de semana, também estará aberto normalmente durante o evento.
E para quem quer aproveitar o Saint Patrick’s Day e ainda levar seus filhos ou seus animais de estimação para passear, a festa vai contar com ampla área kids, com o acompanhamento de monitores, e também será “pet friendly”, ou seja, vai ser permitido circular com os pets. “É um evento perfeito para a diversão em família ou com amigos.
Vista-se de verde, traga sua cartola e divirta-se em mais este evento apoiado pela Prefeitura de Palhoça”, convida a secretária municipal de Turismo, Mara Prim.
A festa verde
A caracterização mencionada pelo prefeito e pela secretária é uma das marcas do Saint Patrick’s Day. Os organizadores estimulam os participantes a usarem a cor tradicional da Irlanda, o verde, em vários tons e em vários acessórios.
Vale pintar o cabelo de verde – os homens podem até deixar a barba crescer e pintar também, para entrar no clima. Vale usar cartola, tiaras e suspensórios, também tradicionais na cultura irlandesa, com preferência para os tons esverdeados.
Uma das estampas preferidas dos festeiros de St. Patrick’s Day é o trevo de três folhas, usado por São Patrício (que, curiosamente, não era irlandês, e sim, inglês) para evangelizar os celtas.
Mais sobre St. Patrick’s Day
Principal feriado da Irlanda, o St. Patrick’s Day é uma celebração feita em homenagem ao padroeiro irlandês, São Patrício, em 17 de março, data da morte do padroeiro.
Tradição no país, a festa é regada a muita música, desfiles, comidas e bebidas típicas (aliás, é a única data em que se pode beber nas ruas da Irlanda; nos outros dias do ano, é proibido).
A maior parada em comemoração à data não acontece em Dublin, a capital irlandesa, e sim, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, cidade que tem uma das maiores comunidades irlandesas do mundo.