Hoje é domingo, 26 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioNOTÍCIASão José cria setor especializado em rondas ostensivas na Guarda Municipal

São José cria setor especializado em rondas ostensivas na Guarda Municipal

A Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) visa combater principalmente o roubo de veículos e abordar pessoas em situação de rua, que cometem delitos

A Prefeitura de São José criou, por meio da Secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito, um setor especializado da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU). De acordo com a Guarda Municipal, é uma guarnição que costuma operar com mais de dois agentes, servindo de apoio para as demais ações da corporação.

“Estamos com uma série de ações na Segurança, como o concurso para Guarda Municipal; equipamentos e veículos novos para os agentes de segurança e criamos o setor de rondas ostensivas, para garantir efetividade em casos como furtos e roubos de veículos”, explica o prefeito Orvino Coelho de Ávila. 

Os agentes da ROMU passam a ter treinamentos mensais, para atender ocorrências com maior volume de pessoas e de veículos, simulando ações de enfrentamento nas ruas de São José.

“Esse treinamento é crucial para manter os agentes sempre atualizados com as melhores técnicas, tanto para mantê-los seguros, como também determinar a efetividade das ações”, explica a comandante da Guarda Municipal Micheli Vidotto Maçambani.

A ROMU presta suporte à abordagem a pessoas em situação de rua. Um dos exemplos de abordagem foi em 18 de abril, quando a Guarda Municipal de São José recebeu informações do Núcleo de Inteligência Integrado (NUINT/SJ) referente a um indivíduo com mandado de prisão.

Durante rondas na região do bairro Campinas, a guarnição da ROMU localizou seu veículo transitando em via pública, dando ordem de parada e confirmando a informação de sentença condenatória ao motorista, que foi encaminhado à Delegacia de Polícia e posteriormente para o Presídio da Capital.

Além das ações de abordagem, os agentes também têm atendido várias situações com veículos que foram tomados de assalto, furtos, praticados por criminosos de alta periculosidade. O setor de inteligência encaminha situações já verificadas, inclusive, pela central de videomonitoramento, que identifica os crimes e direciona para o setor de rondas ostensivas.

A central de videomonitoramento da Prefeitura de São José, em parceria com o Governo do Estado, tem 377 câmeras de monitoramento instaladas no Município. Deste montante, são seis totens; 205 câmeras 360º e 165 câmeras fixas.

A Central também tem parceria com a Polícia Militar de Santa Catarina (PM-SC), que mantém na unidade de videomonitoramento um policial militar à disposição, que ajuda a encaminhar situações que precisam do suporte da PM, agilizando o trabalho.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa