Hoje é quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025
Publicidade
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioADRIANO RIBEIROSecretário Katumi planeja o ano, vereadores com mais mandato na Capital e...

Secretário Katumi planeja o ano, vereadores com mais mandato na Capital e outras notas

Veja as principais pautas na agenda do secretário de Esporte, Cultura e Lazer de Florianópolis, além de outras notas da política local

spot_img

Katumi planeja o ano

O vereador Roberto Katumi (PSD) assumiu a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer há alguns dias e está imprimindo um ritmo intenso para dar conta do grande volume de ações que tem para o ano. A primeira ação foi a programação dos 126 anos do Mercado Público, realizado nesta quarta (5).

Para este Carnaval, além da programação tradicional, o secretário também planeja retomar a realização do Festival das Marchinhas, culminando com o baile do Idoso. Ainda está na agenda do secretário uma extensa programação para as festividades do aniversário do município.

Na área de lazer, um dos pedidos do prefeito Topázio, será a realização de atividades de lazer em todos os bairros da cidade, nos finais de semana. “E vamos começar pelos bairros mais afastados”, comenta Katumi.

No esporte Katumi quer inverter a pirâmide, dado mais atenção para o esporte de base. Pela ordem, por exemplo, a prioridade será a Olesc, em seguida os Joguinhos e por último o JASC. “Vamos investir na base, potencializando a aptidão de cada região da cidade, para ter no futuro maior potencial de atletas de alto rendimento”, frisa. Ainda no esporte Katumi quer reativar os Jogos Escolares envolvendo todas as escolas.

Beira Mar Continental

Mais cedo publiquei uma coluna com um comentário sobre o projeto de continuidade da Beira Mar Continental. O comentário foi removido em função da necessidade de complemento de mais algumas informações que chegaram a este colunista mais tarde. Volto ao tema nos próximos dias.

Licença ambiental

Uma das partes mais demoradas para a realização de uma obra, São José já conseguiu superar nesta semana. Em solenidade nesta quinta-feira (6), às 15h30min, na Cantina Zabot,  Av. Leoberto Leal, em Barreiros, o governador Jorginho Mello (PL) entrega, aquilo que por várias vezes o prefeito Orvino cobrou publicamente, que é a Licença Ambiental Prévia (LAP) para a Beira Mar de Barreiros em São José.

A LAP foi emitida após uma criteriosa análise técnica por uma equipe multidisciplinar de servidores do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), englobando os meios físico, biótico e socioeconômico dos impactos do empreendimento. A LAP é a primeira das licenças exigidas no licenciamento da modalidade trifásica. Agora, o IMA aguarda a formalização dos projetos técnicos e documentos para iniciar a análise da fase de LAI (Licença Ambiental de Instalação).

Vereador do Continente

A região Continental de Florianópolis ganhou um vereador para chamar de seu. O vereador Bezarra (MDB) usou a tribuna pela primeira vez na sessão desta segunda-feira (3) e disse que “o continente merece um respeito muito grande”. Natural do Estreito, Bezarra prometeu se dedicar a defender os interesses da região. “Vim para trabalhar muito. As minhas bandeiras são o esporte, cultura, saúde e dar voz a todos”, disse.

Vereador Bezerra (MDB)

 Para receber a COLUNA DO ADRIANO no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

Com mais mandatos

Na primeira sessão ordinária deste ano Legislativo da Câmara de Capital fiz questão de fazer o registro dos vereadores com mandatos mais antigos. São eles Renato da Farmácia (PSDB) e Dinho (União Brasil). O primeiro mandato de ambos nasceu na eleição de 2008, quando Renato fez 4.295 votos pelo PR e Dinho assinalou 3.444 pelo PSB. Daquela eleição também concorreu no ano passado, Dalmo Menezes, que ficou como primeiro suplente pelo União Brasil e Erádio Gonçalves, impedido de disputar ano passado por questões legais.

Renato da Farmácia e Dinho

Os Reis de mandatos

Recentemente estive com o presidente João Cobalchini (MDB), realizando uma entrevista. Enquanto o aguardava em seu gabinete folhei um livro da Câmara do mandato de 2012. No documento constam Dinho e Renato, porém, na eleição de 2012, Renato ficou como suplente e acabou assumindo a cadeira de vereador. Isso faz com que Dinho tenha cinco eleições de vereador e Renato apenas quatro. De lá pra cá ambos se reelegeram concomitantemente, os tornando os reis de mandatos da atual legislatura.

Livro da Câmara do mandato de 2012

Trio

Também na eleição de 2012 surgiram mais três vereadores que estão até hoje: Guilherme Pereira, Roberto Katum e Afrânio Boppré. Todos com quatro mandatos até a atual legislatura

Emendas e catástrofes

A Câmara Municipal recebeu nesta semana o Projeto de Lei n.º 19440/2025, de autoria do vereador Claudinei Marques (Republicanos), que autoriza o prefeito municipal, Topázio Neto, a utilizar até 10% do valor total das emendas impositivas aprovadas pela Câmara Municipal, destinadas a obras e serviços públicos, para a execução de ações imediatas de emergenciais, socorro, defesa civil, reconstrução e recuperação durante o estado de emergência ou calamidade pública declarado no município.

A proposta visa permitir ao Executivo uma maior flexibilidade orçamentária para agir rapidamente em situações que exigem respostas imediatas, como desastres naturais, surtos epidemiológicos ou interrupções de serviços essenciais. De acordo com o texto do projeto, os recursos só poderão ser utilizados mediante declaração formal de emergência ou calamidade, devendo ser aplicados exclusivamente em ações de socorro, assistência e recuperação das áreas afetadas.

Proposta do vereador mexe com as emendas dos vereadores – Foto Fabiano Peres

 Para receber a COLUNA DO ADRIANO no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa