Hoje é sábado, 24 de fevereiro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALUnidades educativas preparam estrutura para volta às aulas em São José

Unidades educativas preparam estrutura para volta às aulas em São José

Novidades incluem inauguração de um CEI em Potecas e ampliação de Centros Educacionais Municipais

Publicidadespot_img

A poucas semanas para início do ano letivo 2023, as unidades da rede municipal de ensino de São José aproveitam este momento para fazer melhorias e adequações necessárias. A maioria das unidades passa por pequenas reformas ou ajustes para receber as mais de 24 mil crianças e estudantes em fevereiro. Confira o calendário escolar de 2023 no link.

Para conferir o andamento dos trabalhos e conhecer a estrutura, a secretária Municipal de Educação, Maria Helena Kruger, visitou sete unidades na terça-feira (17), acompanhada pela coordenadora do setor de Manutenção, Luciana Muniz, e pela assessora do Gabinete Letícia Martins.

As atividades iniciaram pelo Centro Educacional Municipal (CEM) Vila Formosa, em Forquilhas. A unidade será totalmente reformada e funcionará temporariamente em novo endereço no bloco 3 do antigo prédio da Univali, no Sertão do Maruim. No local, equipes trabalham na limpeza e adequação dos espaços. “Os ambientes estão sendo aproveitados para otimizar os recursos e também o tempo”, citou a coordenadora do setor de Manutenção da Secretaria Municipal de Educação.

No período da tarde, a comitiva esteve no CEM São Luiz. Na unidade, o zelador pintava as portas e as agentes de serviços gerais preparavam a cozinha para receber a pia em granito. Na sequência, o grupo visitou o Centro de Educação Infantil (CEI) São Luiz, que terá instalação de janelas de alumínio para melhorar a entrada de ar e de toldo para circulação entre as salas.

Já no CEI Manoel Cunha, a assessora Letícia contou orgulhosa que plantou há 20 anos – com a ajuda de alunos e demais profissionais – a árvore que faz sombra para os brinquedos do parque. “Muito bom ver tudo bem cuidado e sendo preparado com muito carinho para o retorno das nossas crianças”, afirmou.

O grupo também visitou o CEM Maria Hortência Pereira Furtado, o CEM Sebastião Corrêa e finalizou na Escola de Ensino Fundamental (EEF) Potecas. Na escola de Potecas, a novidade será uma cobertura para acessar a entrada da unidade. “Esse momento, sem alunos e professores, é crucial para limpeza completa dos ambientes e requalificação da infraestrutura para oferecer uma educação de qualidade para os nossos educandos”, citou a secretária. Ao longo dos próximos dias, a secretária planeja visitar todas as unidades educativas.

Requalificação dos ambientes
Outras unidades educativas também passam por aprimoramentos, a exemplo da manutenção do telhado da EEF Palmira Lima Mambrini, do Colégio Maria Luiza de Melo (Melão) e do CEI Érica Schmidt de Souza, que também está recebendo pintura interna.

Ampliações
No total, 10 salas modulares serão construídas em quatro escolas municipais para ampliar a oferta de vagas. Serão quatro novas salas no CEM Araucária, duas no CEM Santa Terezinha, duas no CEM Antônio Francisco Machado (Forquilhão) e duas no CEM Luar.

Nova unidade
A novidade mais esperada é a inauguração do CEI Professor Lindomar Antônio Fabro, em Potecas, que ofertará vagas na educação infantil e pré-escola. As equipes de manutenção trabalham nos últimos ajustes para finalizar a obra e na próxima semana há previsão de iniciar o recebimento do mobiliário.

Acessibilidade
Os 40 CEIs e 24 CEMs contarão com bebedouros adaptados para atender pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida. “Garantir acesso para todos não é modismo. É necessidade real das pessoas que têm individualidades e a gestão precisa ter esse olhar voltado para acessibilidade e inclusão”, frisou a secretária.

ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa