Hoje é terça-feira, 25 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALVeja sobre a vacinação contra poliomielite em Floripa e São José neste...

Veja sobre a vacinação contra poliomielite em Floripa e São José neste sábado (8)

Em São José também será realizada a multivacinação, com oferta de imunizantes contra covid, influenza e dengue. Já Florianópolis terá cerca de 20 locais funcionando para atualização vacinal

Neste sábado (8), a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Saúde, estará mobilizada para o Dia D de Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite. Dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas, com atendimento das 8h às 17h. Outros imunobiológicos também estarão sendo ofertados, como vacinas contra covid, influenza e dengue. Basta levar documento de identificação e caderneta de vacinação se possuir. As UBSs que estarão abertas são: Campinas, Roçado, Bela Vista, Ipiranga, Vila Formosa, Forquilhinha, Areias, Fazenda, Luar e Serraria.

A imunização contra a pólio é direcionada para menores de 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias). A meta é vacinar 95% das 15.014 crianças da faixa etária em São José, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde. Até o momento, o Município vacinou 863 doses e a campanha segue até 14 de junho.

“É fundamental contar com a colaboração dos pais para que eles aproveitem o Dia D da campanha e levem seus filhos até a unidade básica de saúde mais próxima de onde residem e imunizem suas crianças contra a Poliomielite”, reforça a secretária da Saúde, Sinara Simioni.

As crianças deverão ser vacinadas com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. A doença, também chamada de paralisia infantil, tem certificado de erradicação no país desde 1994, mas a baixa cobertura vacinal nos últimos anos preocupa especialistas.

Serviço

O quê: Dia D da Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite

Quando: sábado (8), das 8h às 17h

Onde: Unidades Básicas de Saúde – Campinas, Roçado, Bela Vista, Ipiranga, Vila Formosa, Forquilhinha, Areias, Fazenda, Luar e Serraria

Público-Alvo: crianças menores de cinco anos


Prefeitura de Florianópolis promove Dia D da Vacinação neste sábado

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará o Dia D da Vacinação neste sábado (8). A iniciativa tem como foco a imunização contra a poliomielite, gripe, dengue e atualização geral da carteira vacinal da população. A ação busca promover a ampla imunização da comunidade com 18 locais disponíveis, a fim de ampliar as taxas de cobertura no município. Dentre as opções, estão os Centros de Saúde espalhados por todas as regiões, o Espaço Imuniza e a Van da Vacinação.

As unidades de saúde que estarão abertas este sábado, das 8h às 17h, são: Abraão, Estreito, Monte Cristo, Vila Aparecida, Prainha, Itacorubi, Saco Grande, Trindade, Rio Tavares, Campeche, Costeira do Pirajubaé, Tapera, Rio Vermelho, Canasvieiras, Ingleses e Cachoeira do Bom Jesus. A população também poderá se vacinar no Espaço Imuniza (localizado na Rua Esteves Júnior, 89 – Centro), entre 8h e 17h, e na Van da Vacinação, que estará das 9h às 18h em frente ao Terminal Integrado do Centro (Ticen).

A vacina contra a Poliomielite é indicada para prevenir a paralisia infantil. O esquema vacinal é constituído por duas gotinhas, exclusivamente oral. O imunizante está disponível para crianças até 5 anos incompletos. No sábado, as doses estarão disponíveis em todos os locais citados, a fim de reduzir o risco de reintrodução do poliovírus no país.

Além disso, o imunizante contra a gripe estará disponível para todos os públicos acima de 6 meses. A vacinação contra a dengue poderá ser encontrada, com exceção da Van da Vacinação, sendo destinada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Os demais imunizantes do calendário vacinal (exceto Varicela), incluindo as vacinas contra a Covid-19, estarão à disposição para que toda a população tenha a oportunidade de atualizar as doses.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa