Hoje é sexta-feira, 14 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALNeste sábado (08) tem edição do projeto Limpeza dos Mares em Florianópolis

Neste sábado (08) tem edição do projeto Limpeza dos Mares em Florianópolis

Ação será na praia de Canajurê e na Ilha do Francês, no norte da Ilha

Já são 169,1 toneladas de resíduos gerados pelo homem retirados do fundo do mar e encostas na 11ª edição do projeto. Para esta 2ª etapa deste ano (já são 42), a Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), o Mundo Mar e a empresa Acquanauta Floripa escolheram a praia de Canajurê, na região onde se unem as praias de Canasvieiras e Jurerê, e a Ilha do Francês como palco deste importante trabalho de preservação e conscientização. Tudo neste sábado (08), chamando a atenção para o Dia Mundial dos Oceanos.

“São dezenas de voluntários, entre membros da comunidade, amantes do mar e mergulhadores, que removerão o aquele lixo que poucos ou ninguém veem”, afirma Michele Castilho, diretora do Limpeza dos Mares. Ela reforça que, somente na última edição, na praia dos Ingleses e no entorno da Ilha Mata-fome, foram recolhidas 3,8 toneladas de resíduos.

Para Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente da ACATMAR, trata-se de um trabalho contínuo, mas que traz resultados, diante da conscientização. “Sempre estamos junto às comunidades e escolas reforçando a importância da preservação das nossas águas”, afirma, destacando a data especial desta etapa – o Dia Mundial dos Oceanos.

“O Fort Atacadista, assim como todas as marcas do Grupo Pereira, é muito engajado com diversas questões ambientais, utilizando, por exemplo, energia limpa em todas as lojas. Por isso, nada mais pertinente do que atrelarmos nossa marca a iniciativas como o Limpeza dos Mares. Em 2024 já completamos sete anos de apoio ao projeto”, declara Simone Cotta, gerente nacional de comunicação corporativa e ESG do Grupo Pereira.

Esta etapa conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis e também com o apoio institucional da Capitânia dos Portos de SC – Marinha do Brasil, da Polícia Militar Ambiental SC, do ICMBio, do Corpo de Bombeiros Militar de SC, do Programa Bandeira Azul, da Soamar Florianópolis, do Floripa Sustentável, do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha e da Escola Municipal Osvaldo Machado.

O Limpeza dos Mares também conta com apoio das empresas Marina Blue Fox, BoatLux, Netuno Geradores, Água Rara, Sanáutica, Marina Atlântida e Mano’s Comunicação Visual e ND TV Record (media partner).

SERVIÇO

Limpeza dos Mares

Data: 08 de junho de 2024

Horário: entre 9h e 12h

QG: Praia de Jurerê, em frente à Marina Blue Fox, ao lado do Trapiche do Iate Clube Veleiros da Ilha

Inscrições: limpezadosmares.com

Floripa Sustentável apoia a 42ª etapa do projeto “Limpeza dos Mares”, que acontece neste sábado

Em comemoração ao Dia Mundial do Oceano, o projeto “Limpeza dos Mares” realiza neste sábado (8), a 42ª etapa em dois locais simultaneamente: Praia de Canajurê, na região onde se unem as praias de Canasvieiras e Jurerê, e a Ilha do Francês. A ação acontecerá das 9h às 12h. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site https://www.limpezadosmares.com/

O Movimento  Floripa Sustentável apoiará o evento juntamente com seu coordenador de Turismo e presidente da  Associação Náutica Brasileira (Acatmar), Leandro ‘Mané’ Ferrari. “O Movimento FS entende que a conscientização e a mudança de comportamento são essenciais para garantir a saúde e a sustentabilidade dos oceanos. Sempre estamos junto às comunidades e escolas, reforçando a importância da preservação das nossas águas”, afirma.

Além de conscientizar empresas e escolas, Mané Ferrari também ressalta a importância que esse projeto adquiriu ao ser apresentado como case de sucesso em outros países. “A quantidade de resíduos que já foram encontrados no litoral só revela o impacto negativo das ações humanas e através do ‘Limpeza dos Mares’ nós conseguimos mostrar, por exemplo, o lixo que está no fundo do mar e que ninguém vê. Nós informamos os resultados alcançados e essa é uma das formas mais eficazes de incentivar outras pessoas em qualquer lugar do mundo”, finaliza.

ACATMAR é um dos vencedores do 30º Prêmio Expressão de Ecologia

Depois de 11 temporadas e 169,1 toneladas de resíduos retirados de rios, praias, encostas e do fundo do mar, o projeto “Limpeza dos Mares” deu à Acatmar o 30º Prêmio Expressão de Ecologia, reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como o mais importante do país no segmento empresarial neste setor. A entidade está ao lado de 29 instituições públicas e privadas que receberão o troféu Onda Verde neste ano, em solenidade em 31 de agosto, no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis.

Para Leandro ‘Mané’ Ferrari, o prêmio dá ainda mais força à iniciativa. “Estamos gratos e com ainda mais vontade de continuar. O ‘Limpeza dos Mares’ também tem um forte propósito de conscientização ambiental, transformando as comunidades onde é realizado com educação em escolas, empresas e colônias de pescadores, por exemplo”, explica. Outro resultado é o incentivo à reciclagem, transformando o lixo recolhido em utensílios para cozinha.

O Prêmio Expressão de Ecologia existe desde 1993 e é realizado anualmente pela Editora Expressão. Neste ano, recebeu a inscrição de 121 organizações.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa