Hoje é sexta-feira, 19 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALVigilância Sanitária leva prevenção e combate à dengue ao Sertão do Maruim

Vigilância Sanitária leva prevenção e combate à dengue ao Sertão do Maruim

Até a manhã desta terça-feira (28) foram identificados 748 casos de dengue

Marli Nardi e o esposo Arlindo Nardi aproveitaram esta terça-feira (28) o Mutirão da Vigilância Epidemiológica no bairro Sertão do Maruim para se certificar de que os sintomas que identificaram durante a semana seriam dengue ou não. Munido de documentos, o casal foi até a tenda testar se estariam no grupo de pessoas infectadas pelo mosquito Aedes Aegypti.

Na guerra ao mosquito, Marli conta que sempre manteve o imóvel em ordem, e que vizinhos fazem o mesmo. A dona de casa não descuida dos pratinhos de vasos de flor. Feita a coleta do exame, ela deixou o telefone para contato com os agentes de endemia para receber as orientações corretas em caso de o exame positivar. Independente do resultado, ela pretende continuar a fazer o dever de casa, não dispensando também o uso do repelente.

O exemplo de Marli, que não descuida dos pratinhos dos vasos e outras medidas de prevenção, é de suma importância para os agentes de endemias, que diariamente vão às ruas vestidos de coragem para guerrear contra o mosquito. Nesta terça-feira, eles estiveram no Sertão do Maruim, uma das comunidades com maiores focos da doença. Lá percorreram ruas, fazendo o trabalho de formiguinha para conscientizar a população de que a prevenção é o melhor caminho. Eles também aplicaram inseticidas, e não deixaram de recomendar o uso de repelentes.

Até a manhã desta terça-feira (28) foram confirmados 748 casos. É importante lembrar que a limpeza dos espaços não é de atribuição dos agentes de endemias, entre as ações dos profissionais de saúde está o acompanhamento das residências, orientação dos moradores, vistoria de armadilhas de Aedes Aegypti, aplicação de inseticida e etc. Além disso, o morador que verificar irregularidades nos vizinhos, terrenos baldios, entre outras ocorrências deve formalizar a denúncia pelo canal da Ouvidoria da Saúde 0800 645 9889.

Caso a pessoa identifique os sintomas de dengue, deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima, que fará o encaminhamento caso confirme a infecção para a Vigilância Epidemiológica.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa