Hoje é terça-feira, 16 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALXtay Soho Florianópolis: regeneração urbana no centro da cidade

Xtay Soho Florianópolis: regeneração urbana no centro da cidade

Retrofit em prédio degradado e adequação ao modelo de locação por temporada criou um ciclo virtuoso para moradores e visitantes, melhorando a segurança e movimentando o comércio na capital catarinense

Ressignificar o centro de Florianópolis é o que move o engenheiro civil Gustavo Bulcão Vianna Domingues e a arquiteta Mariana Voigt Schwartz Gomes. Depois de 10 anos trabalhando em parceria na administração de obras, eles perceberam o desejo comum de mudar os rumos dos negócios, adicionando um viés social e de propósitos à experiência profissional, resultando na criação da Reviva Retrofit, empresa idealizada m 2018 e oficialmente lançada em 2020.

Xtay Soho Florianópolis – foto divulgação.

“Começamos a pensar em formas de trazer impactos positivos à cidade”, relembra. A ideia de comprar um apartamento para reformar e vender seria o primeiro passo para criar um movimento de valorização no centro, mas ela foi muito além do plano inicial. Isso porque o valor que havia sido destinado à compra de uma unidade permitiu aos sócios a aquisição do prédio inteiro. “Decidimos abraçar esse edifício degradado, invadido e com muitas dívidas para ocupar o que estava ocioso e trazer uma nova movimentação à cidade. O que nos move é o desafio de construir e melhorar a cidade para as pessoas”, explica.

Foi assim que nasceu o Xtay Soho Florianópolis, empreendimento que recebeu investimento total de cerca de R$ 3 milhões, incluindo a compra do edifício, quitação das dívidas, projeto de retrofit e execução da obra que atualizou a estrutura e trouxe nova vida – e serviços alinhados às necessidades atuais – ao prédio de quase 50 anos. “Pensar na arquitetura do retrofit é essencial para ter resultados”, diz Mariana Voigt Schwartz Gomes.

Durante as obras, iniciadas em julho de 2022, os sócios começaram a buscar parceiros para operacionalizar o negócio. “As imobiliárias tradicionais não enxergavam o valor agregado, limitando a oferta à locação convencional, o que nos levou à proposta de locação da Xtay”, explica, destacando que a solidez da empresa, a redução de despesas operacionais por meio de uma gestão eficiente e o retorno financeiro foram decisivos. “Temos uma taxa de retorno atrativa e payback atraente”, diz Domingues.

Gabriel Fumagalli, CEO e co-fundador da Xtay, destaca os benefícios que o modelo de atuação e a empresa oferecem aos investidores. “A Xtay utiliza sua plataforma tecnológica para rentabilizar o imóvel por meio de sua locação de temporada, além de operacionalizar check in e check out dos usuários e todos os detalhes da operação, dando transparência e visibilidade ao investidor, que tem acesso ao que está acontecendo em seu imóvel”, diz o executivo, reforçando que a empresa é uma solução completa para o investidor e para o usuário. “Ao digitalizar o ativo, nós transformamos o tijolo em renda passiva”, finaliza.

Gabriel Fumagalli, CEO da Xtay- foto divulgação.

Futuro e novos negócios

A premissa da Xtay também foi essencial para garantir a tranquilidade de operação, o que levou os sócios do Soho à aquisição de dois novos prédios nos mesmos moldes para ampliar o projeto de regenerar o centro.

Eles são o Oslo, com 80% das obras executadas para um total de 36 apartamentos; e o Town, com 5% dos trabalhos finalizados, que oferecerá 60 apartamentos. “Com esses empreendimentos, vamos gerar mais de 100 unidades habitacionais em Florianópolis e acreditamos muito que a parceria seguirá crescendo de acordo com uma demanda justificada. Queremos voltar a ver as belezas e viver a vida no Centro da cidade”, pontua Gustavo Bulcão, que é complementado pela sócia Mariana: “a volta para o centro, o retrofit no centro da cidade traz uma regeneração urbana importante e permite que as pessoas morem, trabalhem, estudem e se divirtam de forma acessível, com tudo a 500 metros de distância”, finaliza.

O know how da Xtay no atendimento aos clientes, no cuidado com o patrimônio e na oferta contratual sem burocracias que poderiam inibir os futuros moradores. “As pessoas querem combinar o conforto e os serviços da hotelaria com as facilidades da locação tradicional e a oportunidade de estar no centro traz mobilidade e qualidade de vida para quem mora em bairros distantes e perde horas em congestionamentos, ao mesmo tempo em que devolve a segurança, movimenta o comércio da região central”, finaliza Gabriel Fumagalli.

Sobre a Xtay

Plataforma de tecnologia que busca entregar uma experiencia 100% digital em hospedagens e moradia por assinatura, a Xtay oferece uma solução completa de implantação, distribuição e operação, para investidores que buscam maximizar a rentabilidade dos seus imóveis sem se preocupar com a gestão destes.

Criada há pouco mais de um ano, a start-up conta com a Atrio Hotel Management como seu principal investidor, responsável por agregar expertise de 35 anos em gestão hoteleira no seu dia a dia. A empresa está presente em Florianópolis e Palhoça (SC), Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ), com previsão de breve chegada em João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS), quando somará um total de 10 endereços em sete cidades de estados ainda este ano, quando pretende faturar R$ 10 milhões e um total de 1,2 mil unidades administradas.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa