No segundo semestre deste ano, os alunos e professores do Centro Educacional Municipal (CEM) José Nitro, em São José, trabalharam o projeto “Educação Financeira e Contemporaneidade”, unindo temas relevantes como consumo consciente, alimentação saudável, reciclagem e organização. Os resultados foram apresentados a pais e responsáveis em um encontro realizado nesta sexta-feira (29).
Durante o evento, os estudantes exibiram peças teatrais, podcast, músicas — incluindo composições autorais — e cartazes produzidos. Os estudantes compartilharam dicas práticas para as finanças domésticas, como: manter as contas em dia; fazer um orçamento familiar, anotando receitas e despesas; ter reserva de segurança; planejar a aposentadoria e investir.
A aluna Isabella Bittencourt, de 11 anos, deu um exemplo prático. “Minha tia podia comprar um celular por R$ 2.000 à vista ou parcelado, com juros, por R$ 2.500. Precisamos fazer as contas de quanto vamos pagar parcelado. E se não pagar as parcelas, os juros ainda aumentam. Então, uma possibilidade é poupar para pagar à vista mais barato”, citou.
O objetivo do projeto é ampliar o olhar das crianças e pais para um estilo de vida consciente, refletindo sobre decisões financeiras, consumo e sustentabilidade. “A ideia inicial era ensinar educação financeira para crianças. Com o tempo, o projeto cresceu e se tornou transdisciplinar, envolvendo professores de diferentes disciplinas e ampliando a visão de mundo das crianças”, detalhou.
O encontro terminou com uma dinâmica, na qual pais e filhos conversaram sobre qualidades e valores. “Às vezes, o dia a dia nos faz esquecer de dar atenção de qualidade para os filhos, e esse projeto me fez pensar sobre isso”, refletiu a mãe Maria Luciana Serafim Jesus.
A diretora do CEM José Nitro, Katia Regina Ventura, destacou a integração entre escola e comunidade. “Como somos uma escola que funciona em período integral do 1º ao 5º ano, pensamos sempre em contribuir para a formação integral dos alunos. O fortalecimento da conexão escola e família – com atenção para os valores humanos – também é fundamental para esse desenvolvimento das crianças e adolescentes”, afirmou.
O evento contou com a presença da secretária de Educação, Cláudia Macário, que parabenizou alunos, professores e famílias pelo engajamento no projeto. “Essa iniciativa demonstra o cuidado da escola para a promoção de valores que impactam positivamente toda a comunidade”.