Na noite de quarta-feira (4), foi inaugurada a árvore de Natal mais tradicional da cidade, com 23 metros de altura, localizada na Beira-Mar. A solenidade contou com a presença do Papai Noel e seus duendes, que chegaram de trenzinho, além da apresentação do cantor Ney Platt, que trouxe ao evento a magia e a emoção das canções natalinas. O Natal Iluminado também iluminou diversas ruas e bairros do município.
Uma das famílias mais encantadas com a inauguração foi a da venezuelana Bianca Parra, 29 anos, que reside na cidade há um ano e trouxe pela primeira vez seus filhos para conhecer o Papai Noel. Miguel, 8 anos, Kayla, 5 anos, e Isaías, 9 meses, ficaram emocionados com a oportunidade de assistir à inauguração das luzes de Natal e aproveitar os brinquedos do parque natalino.
O prefeito Orvino Coelho de Ávila, que recebeu o Papai Noel acompanhado da primeira-dama Sandra Mikulski, secretários municipais e vereadores, enalteceu a importância da solenidade. “O Natal é a tradicional festa da família. Por isso, sempre pensamos em um espaço em que a família josefense possa desfrutar. Este ano, novamente, teremos a Beira-Mar e os principais pontos da cidade iluminados e decorados para que todos possam aproveitar”, afirmou o prefeito.
Além da árvore e do parque natalino, o Natal Iluminado de São José conta com decoração e iluminação natalina em 14 praças e parques lineares, cinco ruas ou avenidas, oito prédios públicos e pátios, e quatro rotatórias. Todo esse cenário estará à disposição da população e dos visitantes até o dia 5 de janeiro de 2025, véspera do Dia de Reis.
A secretária de Cultura e Turismo, Ellen Prim Campos, destacou a importância da união e da fraternidade nesta época do ano e reforçou o convite para as famílias visitarem a maior Casa do Papai Noel por metro quadrado do Estado. Localizada no Centro Histórico de São José, a casa está aberta para visitação gratuita até o dia 30 de dezembro, de terça a sexta-feira, das 16h às 22h, e aos sábados e domingos, das 16h às 22h30.
Até o dia 30 de dezembro (exceto às segundas-feiras), o local conta com uma praça gastronômica, brinquedos, máquina de fazer neve, shows de bandas locais, espetáculos de teatro, bazar, entre outros atrativos.
No Museu Histórico Gilberto Gerlach, há uma feira de artesanato com produtos natalinos. O Centro Histórico também receberá a Feira da Freguesia Especial de Natal no dia 8 de dezembro, das 12h às 22h, com programação ao longo do dia.