Hoje é domingo, 22 de dezembro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALCasan faz limpeza preventiva da Elevatória do Rio do Braz em Florianópolis

Casan faz limpeza preventiva da Elevatória do Rio do Braz em Florianópolis

O objetivo das limpezas, que serão de forma diária ao longo do verão, é evitar extravasamentos com a sobrecarga, garantindo que a rede de esgoto funcione normalmente na região

spot_img

Com a Estação Verão chegando, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) está se preparando ativamente para o aumento da demanda de serviços com a chegada dos turistas. Uma das ações que reafirmam esse compromisso é a limpeza preventiva nas Estações Elevatórias de Efluentes (EEE), e na manhã desta sexta-feira (20), a manutenção ocorreu na EEE do Rio do Braz, em Florianópolis. O objetivo das limpezas, que serão de forma diária ao longo do verão, é evitar extravasamentos com a sobrecarga, garantindo que a rede de esgoto funcione normalmente na região.

A ação foi acompanhada pelo diretor de Operação e Expansão, Pedro Joel Horstmann, e pelo chefe de Agência Regional de Grande Porte da Grande Florianópolis, Filipe Alcioní Silva. “Para que a Elevatória possa bombear o esgoto para o tratamento na ETE Canasvieiras, é preciso que todas as estruturas estejam sem obstruções. Por isso, hoje estamos verificando in loco essa limpeza, reiterando que a CASAN faz a sua parte para uma Estação Verão saudável”, colocou o diretor, Pedro Joel.

Atualmente, a EEE do Rio do Braz atende cerca de 38 mil residentes na região de Canasvieiras, fazendo o bombeamento do esgoto para a Estação de Tratamento, com um sistema de gradeamento e outro de bombas. De acordo com o diretor Joel, o gradeamento, que será limpo diariamente, é o local que barra as sujeiras de maiores dimensões, impedindo obstruções. “Já as bombas fazem o envio do esgoto para o tratamento. Em caso de avaria, a CASAN também tem bombas reserva para atender nesse período de maior demanda”, completou.

Dentre as considerações dos profissionais presentes na manutenção, uma é unânime: não descartar lixo no esgoto. “Um cuidado que os turistas, principalmente os de fora do Brasil, devem ter é que na rede de esgoto, devido ao tipo de sistema e dimensionamento que ela é feita, não comporta o descarte de absorventes, fraldas ou papel higiênico. Só o que deve ir na rede é o esgotamento sanitário”, reforça o chefe de Agência, Filipe Alcioní Silva.

As manutenções preventivas não irão ocorrer só na Elevatória do Rio do Braz, mas também nas principais unidades, como nos Ingleses, Jurerê, na Cachoeira do Bom Jesus, Barra da Lagoa e Lagoa da Conceição. Além da ação nas elevatórias, as limpezas preventivas também são feitas na rede coletora de esgoto.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa