Na manhã desta quarta-feira (25), a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada no Combate à Corrupção da DEIC – DECOR – deflagrou operação para dar cumprimento a 04 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Criminal da Região Metropolitana da Comarca da Capital.
Relembre o caso
A investigação foi iniciada para apurar a exigência de propina para realização de pesquisas em arquivos da Prefeitura de Florianópolis visando viabilizar ou dar celeridade a procedimentos relativos a obras, no município.
Na 1ª Fase de Operação, a Polícia Civil monitorou a entrega da vantagem indevida, em um parque público da Capital. Na ocasião, um ex-servidor, que exercia a função de fiscal, foi abordado pelos policiais e houve a apreensão do dinheiro. Na continuidade da diligência, constatou-se que o investigado portava uma pistola no interior de seu automóvel, incorrendo em porte ilegal de arma de fogo.
Na residência do investigado, mais três revólveres em condições ilegais também foram apreendidos, consubstanciando delitos de posse ilegal de arma de fogo. Assim, o alvo foi conduzido até a sede da DEIC, onde foi autuado em flagrante.
Além do armamento, restaram apreendidos documentos, R$ 11.300,00 (onze mil e trezentos reais) e mais de 4 mil dólares em espécie, além de cédulas sul-americanas.
No curso do inquérito policial, novos investigados foram identificados e, na manhã de hoje, 04 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, em Palhoça, Florianópolis e na Prefeitura da Capital. Restaram apreendidos aparelhos eletrônicos e documentos, que serão devidamente analisados para que se possa elucidar todo o esquema criminoso.
Em um dos alvos, os policiais civis localizaram e apreenderam 12 mil reais em espécie, cuja possível ilicitude será averiguada no transcorrer da investigação.
Investigações
A prefeitura de Florianópolis informa que está contribuindo com as investigações. Reforça ainda que todos os envolvidos já foram exonerados ou foi aberto PAD.
